26 de outubro de 2011

Moralismo puro e simples - por Jonatas Kaizer

Certa vez um amigo veio conversar comigo, contar sobre algumas atitudes que ele tinha tomado e que não eram corretas. Ele estava chateado e visivelmente incomodado, foram atitudes ruins. Como todo bom amigo eu o escutei. Após o desabafo eu poderia seguir dois caminhos, mostrar-lhe o erro e como superá-lo ou então me colocar no lugar dele e enfrentarmos essa dificuldade juntos.

Geralmente quando alguém decide conversar conosco sobre determinadas situações, eles já sabem onde estão falhando e como devem proceder para reparar esse problema. Entretanto nós somos moralistas, apresentando a porção moral da situação, ou seja, dizemos que não podemos continuar procedendo dessa maneira e que o Senhor não se agrada de tais atos.

O dicionário define moralismo como: Atitude ou sistema baseados na preeminência da moral; Formalismo moral.

Devemos exortar nossos irmãos, a Bíblia nos diz “Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos” [1 Timóteo 5:1], mas qual o sentido exato de exortar? A falta de conhecimento leva muitos a crerem que exortar é apontar o erro do seu irmão. Porém o real sentido de exortar é encorajar! Devemos então encorajar nossos irmãos na fé.

Nós que somos discípulos de Cristo, devemos proceder da mesma maneira que o nosso mestre. Jesus estava no monte das Oliveiras. Nesse local os mestres da lei e os fariseus trouxeram para o meio do povo uma mulher apanhada em adultério. Eles apresentaram a lei e afirmaram que ela deveria ser apedrejada. Esses homens agiram conforme suas doutrinas moralistas. Entretanto Jesus agiu de forma diferente, Ele disse "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado" [João 8:11].

Devemos exortar, encorajar, nossos irmãos a cada dia e em todos os momentos, não importando as circunstâncias. Cristo nos ensinou que não devemos condenar ninguém, independente das práticas. Apenas ao pecado e a vida indigna é que devemos repudiar.

A vida cristã nos ensina a pureza e a simplicidade do amor. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta [1 Coríntios 13:4-7].

por Jonatas Kaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário