22 de outubro de 2011

Copa do Mundo - Brasil 2014 - por Carol Leonel e Jonatas Kaizer




A Copa do Mundo é sem dúvidas um dos eventos de maior relevância esportiva, econômico, politico, ou seja, sua abrangência é múltipla. Ocorre a cada quatro anos, e em locais variados, ao longo do globo. Em 2014 o Brasil sediará esse grande evento, fato que também ocorreu no ano de 1950. Esperamos que a derrota não se repita, e o Brasil venha sagrar-se Hexacampeão.

A FIFA divulgou no dia 20 de outubro, em Zurique (Suíça), os calendários dos jogos da Copa 2014. Belo Horizonte juntamente com Fortaleza, Salvador e São Paulo receberão seis partidas, sendo que Rio de Janeiro e Brasília terão o maior número de jogos em suas cidades que serão de sete partidas do total de 64 jogos do Mundial.

A distribuição feita pela FIFA seguiu certo critério. Segundo o secretário-geral da federação internacional, todas as sedes inclusive Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e Recife terão jogos de pelo menos uma seleção cabeça de chave na Copa.

O governador Antônio Anastasia acompanhou o anúncio da tabela completa dos Jogos na sede da FIFA na cidade de Zurique. Segundo noticiou o site da Agência Minas, durante o período de preparação para as Copas, a FIFA reconheceu o trabalho desenvolvido em Belo Horizonte. Por isso, direcionou a tabela para que a capital mineira possa ter dois jogos decisivos da Seleção Brasileira, na Copa das Confederações e também na Copa do Mundo.

Na Copa das Confederações, em 2013, a capital mineira será o palco de uma semifinal. Já na Copa do Mundo, caso o Brasil fique em primeiro lugar na sua chave, na fase inicial, a seleção irá jogar as oitavas de final, no Mineirão. Se passar pelas quartas de final, o jogo da semifinal também acontecerá em Belo Horizonte.

Contudo, a Copa do Mundo é muito mais que apenas um evento esportivo, ela tange aspectos econômicos, culturais, sociais, políticos, etc. O Brasil será observado em todos os seus aspectos, nossa cultura será evidenciada para todas as nações. Nossas riquezas naturais serão divulgadas, fotografadas e admiradas por todos os habitantes do mundo. As leis e organização política serão analisadas e discutidas pelas autoridades de todo o mundo.

Belo Horizonte será vista como uma cidade que vai além do pão de queijo! Cabe a nós, brasileiros, revelar ao mundo muito mais do que um futebol bonito e habilidoso. Temos a chance de mostrar a nossa alegria, hospitalidade e amor.

Por Carol Leonel e Jonatas Kaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário