24 de outubro de 2011

A Mais Bela Melodia - por Carol Leonel

Uma bela canção é capaz de movimentar nossas emoções. Uma melodia pode nos transportar para o lugar  onde guardamos todas as lembranças e sentimentos bons e acordar o ânimo de um momento imperecível.

As canções não seriam tão doces aos nossos ouvidos se não fossem os instrumentos musicais. E principalmente se eles não estivessem bem afinados. A afinação dos instrumentos é tão importante que se um violão tiver uma de suas cordas afrouxadas não importa que as outras estejam perfeitamente afinadas, pois o ruído melodioso sairá desentoado. Segundo o dicionário, instrumento é definido como um objeto ou utensílio que serve para executar uma obra ou levar a efeito uma operação mecânica em qualquer arte, ciência ou ofício. É Todo meio de conseguir um fim, de chegar a um resultado. 

Interessante é pensarmos que ao ouvir uma canção somos comovidos pela melodia e não pelo instrumento. Até porque se pensarmos de modo superficial não há muita distinção entre diferentes tipos de instrumentos. Ainda que haja pequenas variações, a forma física de um violão é sempre semelhante a outro. O que distingue é a melodia que o compositor retira do instrumento. 

Nós somos instrumentos nas mãos de Deus e Ele é o maestro. Jesus é o músico; e o Espírito Santo é o compositor. O músico Jesus está sempre em sintonia com as instruções do maestro e ambos conhecem bem a canção escrita pelo Espírito Santo. Porém, para que essa melodia seja majestosa é necessário que as cordas estejam afinadas. A afinação é uma espécie de comparação. Corresponde ao processo de produzir um som equivalente a outro. Através uma nota padrão que foi determinada afino igualmente todos os instrumentos. Se eu sei qual o som da nota referência saberei o das notas sucessivas. 

Do mesmo modo acontece conosco. O nosso referencial é Deus o qual é santo e com quem devemos nos parecer. Por meio da poesia da palavra de Deus compôs uma doce canção que fala conosco, nos encoraja, aquece e alegra o nosso coração. Por isso, devemos desejar sua bondade, alegria, o seu amor e sua paz. 
O problema é que na maioria das vezes nos consideramos compositores da canção da vida e impedimos que o verdadeiro músico domine o instrumento. Assim, produzimos canções ordinárias e nos tornamos medíocres. Fazemos como relata C. S. Lewis: “Eu sou um instrumento que é tocado, mas que prefere tocar a si mesmo porque acha que conhece a melodia melhor que o músico”. Engano é acreditar que viveremos a plenitude da vontade de Deus quando tocamos a nós mesmos. 

Caso as cordas não estejam afinadas o músico toca e certamente o som sairá. Porém, nascerão canções inacabadas que até podem se agradável aos ouvidos, mas não será a perfeita melodia composta pelo Espírito. 

Entenda isso: Não é o instrumento, mas a afinação que nos torna únicos. Esse é o motivo pelo qual todo instrumento deve estar bem afinado. Isso nos faz compreender que somente seremos bons quando tocados por Deus e com a afinação correta de Cristo que corresponde com o centro da vontade do Pai. Versando sobre a canção da vida, caberia modificar os versos do profeta Jeremias: Sim, eu conheço a melodia que compus a vosso respeito, diz o SENHOR; canções de paz e não de desgraça, para vos dar o fim que esperais.

Deus deseja conduzir nossa vida, guiar nossos interesses e produzir em nós uma canção que seja agradável aos ouvidos Dele. Canção que possa ecoar em todo mundo a fim de que outros ouçam sobre o amor do maestro. Sejam alcançados pela alegria do músico e preenchidos pela paz  que o compositor provoca.

Os convidados para assistir ao concerto sobre a vida de um cristão tem a atenção furtada pelo gesticular dançante do maestro. De modo majestoso Ele segura a batuta em suas mãos e conduz a orquestra. Por vezes com leveza como quando Deus nos consola. Noutras ocasiões com a rudeza da correção ou até em acelerada frequência como quando nos encoraja.  Ainda que o movimento pareça  rude e grosseiro, é  sempre estável, firme,  tênue.  Desse modo é revelada toda a habilidade do músico que com naturalidade encosta seu queixo sobre o violino e com o indicador direito controla a pressão do arco nas cordas e a despeito do atrito retira do instrumento a mais bela canção. Os convidados ouvirão a pureza o som que há muito tempo esperava ouvir. Som que agrada o coração e os faz querer ser instrumento somente para ser tocado pelo maior e mais habilidoso maestro da criação.

por Carol Leonel

Nenhum comentário:

Postar um comentário