28 de outubro de 2011

Bote salva-vidas - por Jonatas Kaizer

Na infância eu sonhava em ser piloto de avião. Na adolescência eu pensava em ser jogador de futebol. E agora na juventude eu planejo ser um administrador. Em todas as fases da minha vida eu planejava ser algo ou possuir algum bem, porém eu sempre tinha uma segunda opção, um plano B. Se a carreira de piloto falhasse, eu certamente optaria pela natação. Ser jogador de futebol era uma esperança, no entanto o insucesso me levaria a ser professor de física.

Ao longo de minha vida, vários foram os desejos, projetos arquitetados, planos e metas foram traçadas. Mas eu também sempre tinha um “escape”, uma segunda alternativa, caso a primeira escolha não fosse concretizada. Até mesmo na vida cristã eu utilizava essa tática, se o ministério pastoral não vingar, é certo que serei diácono. Assim eu desenhava meu futuro, sem pedir direção de Deus, e sempre com uma carta na manga.

Lendo a palavra de Deus eu encontrei uma situação parecida, “Tentando escapar do navio, os marinheiros baixaram o barco salva-vidas ao mar, a pretexto de lançar âncoras da proa. Então Paulo disse ao centurião e aos soldados: Se estes homens não ficarem no navio, vocês não poderão salvar-se” [Atos 27: 30-31]. Os marinheiros projetaram uma fuga, imaginando que o apóstolo Paulo estivesse errado.

De modo semelhante, temos em nossas vidas vários barcos salva-vidas, que usamos em situações aparentemente desfavoráveis. Quando surge uma situação que foge aos nossos planos, tomamos imediatamente o bote salva-vidas, ou partimos para o plano B. Essas atitudes demonstram a falta de confiança! Quando projetamos um plano B, quer dizer que não confiamos no plano A.

Deus tem planos, sonhos e projetos para cada indivíduo, mas às vezes optamos por nossos próprios planos, adotamos o plano B como a melhor alternativa. Sendo assim demonstramos que não confiamos no Senhor, e que nossos planos são melhores que os d’Ele. “Então Paulo disse ao centurião e aos soldados: Se estes homens não ficarem no navio, vocês não poderão salvar-se” [Atos 27:31], esse trecho explicita o que ocorre com aqueles que decidem por si mesmos. Eles não poderão se salvar, pois o bote salva-vidas não foi feito para enfrentar tempestades, ventos avassaladores, rochedos. O principal elemento da navegação também não está presente, o Capitão! Estamos dizendo que conseguimos navegar sozinhos, sem o Capitão, logo nossos próprios esforços são capazes de salvar-nos a vida.

Uma embarcação sem tripulação, velas, suprimento e outros aparatos essenciais para navegação, pode até flutuar algumas milhas. Entretanto uma embarcação desprovida do Capitão jamais saberá qual é o Caminho correto, pois o Capitão já venceu essas águas há muito tempo.

por Jonatas Kaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário