14 de outubro de 2011

Belo Horizonte: Melhor qualidade do ar dentre as capitais do Brasil



No dia 13 de outubro foi publicada no site da Prefeitura de Belo Horizonte a notícia de que nossa cidade é a única capital brasileira a cumprir o padrão de qualidade do ar estabelecido pela Organização Mundial de Saúde.

Foram coletados os dados em cidades de 91 países  desde o ano de 2008 até 2011.  Baseado no limite médio de segurança que é de 20 microgramas por metro cúbico de ar,  Belo Horizonte aparece na 615ª posição entre as capitais envolvidas na pesquisa. Essa foi a melhor colocação entre as metrópoles brasileiras.

Comparada a outras cidades do nosso país a noticia é agradável, porém  não podemos baixar guarda. Em nível mundial, a nossa cidade tem muito que melhorar na diminuição da poluição e melhoria da qualidade do ar. Essa reeducação da população para provocar uma ação coletiva precisa começar com o maior número de pessoas possível.

É necessário que todo Belo-horizontino sinta-se participante desse processo. Não cabe dizer que a qualidade do ar em BH é um problema unicamente de encargo do governo. Ele sim é o principal responsável, porém é a mobilização de todos os cidadãos que poderá alterar nossa condição.

A minha mudança de postura no dia-a-dia é que transforma essa situação. É ir até padaria a pé; é o deixar o carro na garagem e optar pelo transporte coletivo. São atitudes aparentemente pequenas, mas que se compartilhada por 2 milhões de Belo-horizontinos provocará excelentes resultados ganhando, sobretudo qualidade de vida.


Por Carol Leonel

Nenhum comentário:

Postar um comentário