31 de outubro de 2011

494 anos depois que Lutero pregou suas 95 teses - por Jonatas Kaizer

Cerca de 494 anos atrás, um homem resolveu publicar um comunicado. Era costume pregar tais comunicados ou avisos em lugares públicos. Seu nome era Martinho Lutero, e seu comunicado foi pregado na catedral de Wintenberg, esse aviso destinava-se a sociedade e clero.

Após a leitura de Romanos 1:17 “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé”, Lutero reconheceu que a salvação é adquirida através da fé e não por obras, como os princípios religiosos da época afirmavam. Sendo assim ele compilou várias ideias próprias e também de outros “pré-reformadores” como Jerônimo de Savonarola, John Huss e John Wycliff. Essa compilação recebeu o nome de 95 teses de Wintenberg.

Muito se questionava sobre as doutrinas religiosas da época, sendo a compra e venda de indulgências o ponto principal. Segundo a igreja, uma pessoa poderia salvar a alma de um parente, desde que pagasse um determinado valor monetário. Essa prática é explicitamente contrária ao texto de Romanos 1:17, onde as obras são irrelevantes. Lutero, inconformado com as práticas e ensinos de sua época iniciou uma Reforma doutrinária.

A primeira atitude desse revolucionário foi à publicação das 95 teses de Wintenberg. As principais doutrinas defendidas eram: Justificação pela fé. Baseado nos ensinos de Paulo, ele ensinava que o homem não é justificado pelas suas obras, mas pela fé em Jesus Cristo. A infalibilidade da Bíblia. Ele considerava a Bíblia infalível e acima de toda e qualquer tradição religiosa. Enquanto a Igreja Católica Romana defendia a ideia de que o papa era infalível e a Bíblia era sujeita à sua interpretação, Lutero afirmava que A Bíblia estava acima do papa, pois ela é a Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo. Sacerdócio de todos os crentes. Lutero negava o conceito que afirmava ter o papa poderes sobrenaturais como intermediário entre o povo e Deus. Ele defendia a ideia de que todo crente é um sacerdote e tem livre acesso à presença de Deus. Não precisamos de um intermediário, o único intermediário entre o homem e Deus é o Senhor Jesus Cristo.

Inicialmente o termo Reforma foi utilizado de forma pejorativa. Os líderes religiosos chamavam de reformadores aqueles que se opunham ao sistema religioso da época. Entretanto esse termo se tornou um adjetivo para todos aqueles que decidiram viver plenamente de acordo com a Bíblia Sagrada.

Martinho Lutero reformou não só o sistema religioso de sua época, mas suas ideias atingem nossas vidas até hoje. Ele nos ensinou que a Palavra de Deus é única e soberana, não necessitando de intermediários, pois Jesus Cristo nos disse “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” [João 14:6].

A Bíblia nos ensina a viver em constante reforma e renovação, “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” [Romanos 12:2].

por Jonatas Kaizer

28 de outubro de 2011

Bote salva-vidas - por Jonatas Kaizer

Na infância eu sonhava em ser piloto de avião. Na adolescência eu pensava em ser jogador de futebol. E agora na juventude eu planejo ser um administrador. Em todas as fases da minha vida eu planejava ser algo ou possuir algum bem, porém eu sempre tinha uma segunda opção, um plano B. Se a carreira de piloto falhasse, eu certamente optaria pela natação. Ser jogador de futebol era uma esperança, no entanto o insucesso me levaria a ser professor de física.

Ao longo de minha vida, vários foram os desejos, projetos arquitetados, planos e metas foram traçadas. Mas eu também sempre tinha um “escape”, uma segunda alternativa, caso a primeira escolha não fosse concretizada. Até mesmo na vida cristã eu utilizava essa tática, se o ministério pastoral não vingar, é certo que serei diácono. Assim eu desenhava meu futuro, sem pedir direção de Deus, e sempre com uma carta na manga.

Lendo a palavra de Deus eu encontrei uma situação parecida, “Tentando escapar do navio, os marinheiros baixaram o barco salva-vidas ao mar, a pretexto de lançar âncoras da proa. Então Paulo disse ao centurião e aos soldados: Se estes homens não ficarem no navio, vocês não poderão salvar-se” [Atos 27: 30-31]. Os marinheiros projetaram uma fuga, imaginando que o apóstolo Paulo estivesse errado.

De modo semelhante, temos em nossas vidas vários barcos salva-vidas, que usamos em situações aparentemente desfavoráveis. Quando surge uma situação que foge aos nossos planos, tomamos imediatamente o bote salva-vidas, ou partimos para o plano B. Essas atitudes demonstram a falta de confiança! Quando projetamos um plano B, quer dizer que não confiamos no plano A.

Deus tem planos, sonhos e projetos para cada indivíduo, mas às vezes optamos por nossos próprios planos, adotamos o plano B como a melhor alternativa. Sendo assim demonstramos que não confiamos no Senhor, e que nossos planos são melhores que os d’Ele. “Então Paulo disse ao centurião e aos soldados: Se estes homens não ficarem no navio, vocês não poderão salvar-se” [Atos 27:31], esse trecho explicita o que ocorre com aqueles que decidem por si mesmos. Eles não poderão se salvar, pois o bote salva-vidas não foi feito para enfrentar tempestades, ventos avassaladores, rochedos. O principal elemento da navegação também não está presente, o Capitão! Estamos dizendo que conseguimos navegar sozinhos, sem o Capitão, logo nossos próprios esforços são capazes de salvar-nos a vida.

Uma embarcação sem tripulação, velas, suprimento e outros aparatos essenciais para navegação, pode até flutuar algumas milhas. Entretanto uma embarcação desprovida do Capitão jamais saberá qual é o Caminho correto, pois o Capitão já venceu essas águas há muito tempo.

por Jonatas Kaizer

26 de outubro de 2011

Moralismo puro e simples - por Jonatas Kaizer

Certa vez um amigo veio conversar comigo, contar sobre algumas atitudes que ele tinha tomado e que não eram corretas. Ele estava chateado e visivelmente incomodado, foram atitudes ruins. Como todo bom amigo eu o escutei. Após o desabafo eu poderia seguir dois caminhos, mostrar-lhe o erro e como superá-lo ou então me colocar no lugar dele e enfrentarmos essa dificuldade juntos.

Geralmente quando alguém decide conversar conosco sobre determinadas situações, eles já sabem onde estão falhando e como devem proceder para reparar esse problema. Entretanto nós somos moralistas, apresentando a porção moral da situação, ou seja, dizemos que não podemos continuar procedendo dessa maneira e que o Senhor não se agrada de tais atos.

O dicionário define moralismo como: Atitude ou sistema baseados na preeminência da moral; Formalismo moral.

Devemos exortar nossos irmãos, a Bíblia nos diz “Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos” [1 Timóteo 5:1], mas qual o sentido exato de exortar? A falta de conhecimento leva muitos a crerem que exortar é apontar o erro do seu irmão. Porém o real sentido de exortar é encorajar! Devemos então encorajar nossos irmãos na fé.

Nós que somos discípulos de Cristo, devemos proceder da mesma maneira que o nosso mestre. Jesus estava no monte das Oliveiras. Nesse local os mestres da lei e os fariseus trouxeram para o meio do povo uma mulher apanhada em adultério. Eles apresentaram a lei e afirmaram que ela deveria ser apedrejada. Esses homens agiram conforme suas doutrinas moralistas. Entretanto Jesus agiu de forma diferente, Ele disse "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado" [João 8:11].

Devemos exortar, encorajar, nossos irmãos a cada dia e em todos os momentos, não importando as circunstâncias. Cristo nos ensinou que não devemos condenar ninguém, independente das práticas. Apenas ao pecado e a vida indigna é que devemos repudiar.

A vida cristã nos ensina a pureza e a simplicidade do amor. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta [1 Coríntios 13:4-7].

por Jonatas Kaizer

24 de outubro de 2011

A Mais Bela Melodia - por Carol Leonel

Uma bela canção é capaz de movimentar nossas emoções. Uma melodia pode nos transportar para o lugar  onde guardamos todas as lembranças e sentimentos bons e acordar o ânimo de um momento imperecível.

As canções não seriam tão doces aos nossos ouvidos se não fossem os instrumentos musicais. E principalmente se eles não estivessem bem afinados. A afinação dos instrumentos é tão importante que se um violão tiver uma de suas cordas afrouxadas não importa que as outras estejam perfeitamente afinadas, pois o ruído melodioso sairá desentoado. Segundo o dicionário, instrumento é definido como um objeto ou utensílio que serve para executar uma obra ou levar a efeito uma operação mecânica em qualquer arte, ciência ou ofício. É Todo meio de conseguir um fim, de chegar a um resultado. 

Interessante é pensarmos que ao ouvir uma canção somos comovidos pela melodia e não pelo instrumento. Até porque se pensarmos de modo superficial não há muita distinção entre diferentes tipos de instrumentos. Ainda que haja pequenas variações, a forma física de um violão é sempre semelhante a outro. O que distingue é a melodia que o compositor retira do instrumento. 

Nós somos instrumentos nas mãos de Deus e Ele é o maestro. Jesus é o músico; e o Espírito Santo é o compositor. O músico Jesus está sempre em sintonia com as instruções do maestro e ambos conhecem bem a canção escrita pelo Espírito Santo. Porém, para que essa melodia seja majestosa é necessário que as cordas estejam afinadas. A afinação é uma espécie de comparação. Corresponde ao processo de produzir um som equivalente a outro. Através uma nota padrão que foi determinada afino igualmente todos os instrumentos. Se eu sei qual o som da nota referência saberei o das notas sucessivas. 

Do mesmo modo acontece conosco. O nosso referencial é Deus o qual é santo e com quem devemos nos parecer. Por meio da poesia da palavra de Deus compôs uma doce canção que fala conosco, nos encoraja, aquece e alegra o nosso coração. Por isso, devemos desejar sua bondade, alegria, o seu amor e sua paz. 
O problema é que na maioria das vezes nos consideramos compositores da canção da vida e impedimos que o verdadeiro músico domine o instrumento. Assim, produzimos canções ordinárias e nos tornamos medíocres. Fazemos como relata C. S. Lewis: “Eu sou um instrumento que é tocado, mas que prefere tocar a si mesmo porque acha que conhece a melodia melhor que o músico”. Engano é acreditar que viveremos a plenitude da vontade de Deus quando tocamos a nós mesmos. 

Caso as cordas não estejam afinadas o músico toca e certamente o som sairá. Porém, nascerão canções inacabadas que até podem se agradável aos ouvidos, mas não será a perfeita melodia composta pelo Espírito. 

Entenda isso: Não é o instrumento, mas a afinação que nos torna únicos. Esse é o motivo pelo qual todo instrumento deve estar bem afinado. Isso nos faz compreender que somente seremos bons quando tocados por Deus e com a afinação correta de Cristo que corresponde com o centro da vontade do Pai. Versando sobre a canção da vida, caberia modificar os versos do profeta Jeremias: Sim, eu conheço a melodia que compus a vosso respeito, diz o SENHOR; canções de paz e não de desgraça, para vos dar o fim que esperais.

Deus deseja conduzir nossa vida, guiar nossos interesses e produzir em nós uma canção que seja agradável aos ouvidos Dele. Canção que possa ecoar em todo mundo a fim de que outros ouçam sobre o amor do maestro. Sejam alcançados pela alegria do músico e preenchidos pela paz  que o compositor provoca.

Os convidados para assistir ao concerto sobre a vida de um cristão tem a atenção furtada pelo gesticular dançante do maestro. De modo majestoso Ele segura a batuta em suas mãos e conduz a orquestra. Por vezes com leveza como quando Deus nos consola. Noutras ocasiões com a rudeza da correção ou até em acelerada frequência como quando nos encoraja.  Ainda que o movimento pareça  rude e grosseiro, é  sempre estável, firme,  tênue.  Desse modo é revelada toda a habilidade do músico que com naturalidade encosta seu queixo sobre o violino e com o indicador direito controla a pressão do arco nas cordas e a despeito do atrito retira do instrumento a mais bela canção. Os convidados ouvirão a pureza o som que há muito tempo esperava ouvir. Som que agrada o coração e os faz querer ser instrumento somente para ser tocado pelo maior e mais habilidoso maestro da criação.

por Carol Leonel

22 de outubro de 2011

Copa do Mundo - Brasil 2014 - por Carol Leonel e Jonatas Kaizer




A Copa do Mundo é sem dúvidas um dos eventos de maior relevância esportiva, econômico, politico, ou seja, sua abrangência é múltipla. Ocorre a cada quatro anos, e em locais variados, ao longo do globo. Em 2014 o Brasil sediará esse grande evento, fato que também ocorreu no ano de 1950. Esperamos que a derrota não se repita, e o Brasil venha sagrar-se Hexacampeão.

A FIFA divulgou no dia 20 de outubro, em Zurique (Suíça), os calendários dos jogos da Copa 2014. Belo Horizonte juntamente com Fortaleza, Salvador e São Paulo receberão seis partidas, sendo que Rio de Janeiro e Brasília terão o maior número de jogos em suas cidades que serão de sete partidas do total de 64 jogos do Mundial.

A distribuição feita pela FIFA seguiu certo critério. Segundo o secretário-geral da federação internacional, todas as sedes inclusive Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e Recife terão jogos de pelo menos uma seleção cabeça de chave na Copa.

O governador Antônio Anastasia acompanhou o anúncio da tabela completa dos Jogos na sede da FIFA na cidade de Zurique. Segundo noticiou o site da Agência Minas, durante o período de preparação para as Copas, a FIFA reconheceu o trabalho desenvolvido em Belo Horizonte. Por isso, direcionou a tabela para que a capital mineira possa ter dois jogos decisivos da Seleção Brasileira, na Copa das Confederações e também na Copa do Mundo.

Na Copa das Confederações, em 2013, a capital mineira será o palco de uma semifinal. Já na Copa do Mundo, caso o Brasil fique em primeiro lugar na sua chave, na fase inicial, a seleção irá jogar as oitavas de final, no Mineirão. Se passar pelas quartas de final, o jogo da semifinal também acontecerá em Belo Horizonte.

Contudo, a Copa do Mundo é muito mais que apenas um evento esportivo, ela tange aspectos econômicos, culturais, sociais, políticos, etc. O Brasil será observado em todos os seus aspectos, nossa cultura será evidenciada para todas as nações. Nossas riquezas naturais serão divulgadas, fotografadas e admiradas por todos os habitantes do mundo. As leis e organização política serão analisadas e discutidas pelas autoridades de todo o mundo.

Belo Horizonte será vista como uma cidade que vai além do pão de queijo! Cabe a nós, brasileiros, revelar ao mundo muito mais do que um futebol bonito e habilidoso. Temos a chance de mostrar a nossa alegria, hospitalidade e amor.

Por Carol Leonel e Jonatas Kaizer

21 de outubro de 2011

Simples e edificante - por Abner Augusto e Gabi Antunes

A construção da Estação Central de Metrô em BH, está ligada à edificação dos primeiros espaços públicos da nova Capital e à instalação do ramal ferroviário, inaugurado em 1895, em Belo Horizonte.

Nessa época, uma estação provisória, construída num barracão de madeira coberto de zinco e próxima ao local onde hoje se situa o prédio da Estação Central, funcionava tanto para o recebimento do material para a construção, como para o transporte dos trabalhadores que erguiam a nova Capital.

Mais de 15 mil usuários transitam pela área de embarque da Estação Central.

No dia 2 de outubro, o Fernando e Gabi, (oásis Na Crista com Cristo) lideraram um evangelismo dentro nas linhas ferroviárias de BH. Eles partiram da Estação 1º de Maio, falando para todos do amor de Jesus de uma forma simples e edificante. Deus os surpreendeu de uma forma incrível, dando a eles muitas experiências marcantes, sendo testemunhas da graça de Deus!

O projeto "Eu Amo BH e Oro" têm realizado semanalmente pequenos impactos evagelísticos. "Pequenos" aos nossos olhos, mas sabemos a importância disso no reino dos céus. Não deixe de participar!




''Assim, toda árvore boa produz bons frutos;
porém a árvore má produz frutos maus.
Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.
Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. 
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.''
Mateus 7:17-20 


por Abner Augusto e Gabi Antunes

19 de outubro de 2011

Newsletter
Belo Horizonte, 19 de Outubro
Notícias:


Homem morre baleado em campo de futebol amador em BH
Vítima levou tiro enquanto assistia a partida na arquibancada. Segundo PM, crime não teve relação com jogo que era realizado no local.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/10/homem-morre-em-arquibancada-de-campo-de-futebol-em-bh.html


PM procura suspeitos de roubar R$ 10 mil em ‘saidinha de banco’ em BH
Crime aconteceu no bairro Milionários, na Região do Barreiro. Segundo militares, após perseguição, homens entraram em uma mata.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/10/pm-procura-suspeitos-de-roubar-r-10-mil-em-saidinha-de-banco-em-bh.html  

Produtos irregulares são apreendidos em shopping popular de BH
DVDs piratas e capas impressas para DVD estão entre as apreensões. Militares acompanharam a ação; ninguém foi preso.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/10/produtos-irregulares-sao-apreendidos-em-shopping-popular-de-bh.html  


Suspeitos de vender atestados médicos falsos são presos em BH
Documentos eram escondidos dentro de bar na Região Central da capital. Um dos suspeitos já havia sido preso pelo mesmo crime e no mesmo local

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/10/suspeitos-de-vender-atestados-medicos-falsos-sao-presos-em-bh.html  
Fonte: Globo Minas

17 de outubro de 2011

Ilusionismo - por Carol Leonel

Quando você entra em uma loja e se depara com algum funcionário pedindo para que você responda se está satisfeito com os serviços prestados, qual critério você utiliza? Talvez o aspecto físico da loja, o tratamento recebido pelos funcionários, o atendimento rápido no caixa ou até mesmo a rapidez de encontrar o que procura.

Satisfação significa contentamento, prazer que resulta da realização do que se deseja. É a superação daquilo que se esperava. Deixando de lado as lojas de conveniência pensemos no que de fato é estar satisfeito quando se vive para Cristo. Seja no ministério ou no trabalho muitos de nós já nos sentimos desmotivados e insatisfeitos. Acredito que isso ocorra justamente porque perdemos o foco.

Quando depositamos uma expectativa excessiva em determinado alvo corremos um grande risco de nos decepcionarmos e por isso ficarmos insatisfeitos. Se o objetivo de nossas vidas for alcançar satisfação no que fazemos é melhor repensarmos nossos alvos. 

Salomão foi o homem mais sábio que já viveu na terra.  Por ser temente ao Senhor e um homem justo ele recebeu honras de Deus e dos homens. Experimentou das melhores iguarias dos Reinos, comeu os melhores manjares, bebeu as melhores bebidas, teve como companheira as mulheres mais belas e mais atraentes do Império de Israel. No Capítulo 2 do livro de Eclesiastes Salomão relata os projetos grandiosos que ele fez para si. Porém, ao final de sua vida a conclusão que ele alcança foi que tudo se torna vaidade. “Pensei comigo mesmo: Vamos. Vou experimentar a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil.” (Ec 2:1) 

A decepção de Salomão está relacionada à satisfação. Ele afirma: “Não me neguei nada que os meus olhos desejaram” (Ec 2:10). O desapontamento foi tão grande que ele perdeu o prazer e não enxergava mais a beleza pela vida. “O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.”  (Ec 1:9) Para Salomão o mundo era algo totalmente descoberto.  Viver para Salomão se tornou algo circular, rotineiro e tedioso.

É possível suspeitar que o motivo de desgosto foi  tornar  todos os prazeres irrecusáveis. A busca pela satisfação nos leva a decepção. A busca por Deus nos leva a satisfação. A palavra do senhor nos ensina a viver uma vida regrada. Não uma vida metódica, cheia de regras e paradigmas, mas um viver em Cristo sendo paciente, diligente, aprendendo a esperar. Mantendo-se firme na fé, sendo forte e corajoso, além de fazer tudo com amor. (1 Co16:13-14)

Os mais variados manjares que o mundo nos apresenta junto a promessas de contentamento são na realidade parte do jogo de ilusões de satanás. Momentos de aparente prazer seguidos de dor e tristeza pelos sonhos desfeitos.

Cristo nos apresenta um mundo de realidade. Um mundo em que não precisamos mentir para nós mesmos e nem para Ele sobre nossos anseios. A mensagem de Cristo nos diz que se formos oferecer a nossa carne tudo que ela deseja seremos escravos dela porque nosso desejo não tem limite. O limite a ele é imposto pelo pecado e se chama morte eterna. 

Porém, existe algo que é verdadeiramente eterno: Cristo deseja nos tirar de uma vida medíocre que se resume a nossos próprios questionamentos para nos oferecer uma vida norteada pela realização da vontade Dele. “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre” (1 Co 9:25). 

O desejo de Cristo é preencher todos os cantos descontentes e vazios do nosso coração.  Nas palavras Dele: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais." (Jr 29:11)

Por Carol Leonel

14 de outubro de 2011

Belo Horizonte: Melhor qualidade do ar dentre as capitais do Brasil



No dia 13 de outubro foi publicada no site da Prefeitura de Belo Horizonte a notícia de que nossa cidade é a única capital brasileira a cumprir o padrão de qualidade do ar estabelecido pela Organização Mundial de Saúde.

Foram coletados os dados em cidades de 91 países  desde o ano de 2008 até 2011.  Baseado no limite médio de segurança que é de 20 microgramas por metro cúbico de ar,  Belo Horizonte aparece na 615ª posição entre as capitais envolvidas na pesquisa. Essa foi a melhor colocação entre as metrópoles brasileiras.

Comparada a outras cidades do nosso país a noticia é agradável, porém  não podemos baixar guarda. Em nível mundial, a nossa cidade tem muito que melhorar na diminuição da poluição e melhoria da qualidade do ar. Essa reeducação da população para provocar uma ação coletiva precisa começar com o maior número de pessoas possível.

É necessário que todo Belo-horizontino sinta-se participante desse processo. Não cabe dizer que a qualidade do ar em BH é um problema unicamente de encargo do governo. Ele sim é o principal responsável, porém é a mobilização de todos os cidadãos que poderá alterar nossa condição.

A minha mudança de postura no dia-a-dia é que transforma essa situação. É ir até padaria a pé; é o deixar o carro na garagem e optar pelo transporte coletivo. São atitudes aparentemente pequenas, mas que se compartilhada por 2 milhões de Belo-horizontinos provocará excelentes resultados ganhando, sobretudo qualidade de vida.


Por Carol Leonel

7 de outubro de 2011

A Oração - por Jonatas Kaizer

Ao longo da vida nós estabelecemos relacionamentos com várias pessoas, sendo alguns no plano da amizade, parentesco, afetivos, amorosos ou sociedades. Variadas são as formas em que nos aproximamos de outras pessoas. Para que o relacionamento cresça e perdure, é necessário que as partes passem certo tempo juntas, se comuniquem e estabeleçam limites. A amizade é construída ao longo de um tempo, onde são realizadas muitas conversas e ideias partilhadas.

Semelhantemente o relacionamento entre Deus e o ser humano necessita de tempo juntos, conversas e troca de ideias. A forma de se comunicar com Deus é através da Oração! Sendo assim para que a nossa amizade com Deus seja fortalecida e cresça é de suma importância que nós passemos tempo com Deus, conversando com ele, contando nossos problemas, pedindo ajuda, agradecendo pelos conselhos, bênçãos e livramentos.

A oração é o meio de comunicação mais eficaz que existe, já que a linha nunca está congestionada ou em manutenção. Em qualquer hora do dia, em qualquer lugar é possível “telefonar” para o Pai!
A palavra de Deus nos ensina que devemos orar não apenas por nossos amigos, ou pedindo por nossos próprios problemas, ao contrário devemos orar pelos que ainda não conhecem a Jesus, devemos orar pelos que nos perseguem [Romanos 12:14] e também pelas autoridades. A carta do apóstolo Paulo para Timóteo nos ensina a respeito da oração pelas autoridades: “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador” [1 Timóteo 2:1 - 3].

A amizade entre Deus e o homem se torna mais forte quando nós buscamos a cada dia mais esse relacionamento, seja no tempo da fartura ou no tempo da dificuldade, seja na alegria ou na tristeza. 
Deus está sempre esperando pela nossa ligação!

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação,
perseverai na oração” [Romanos 12:12]

por Jonatas Kaizer

5 de outubro de 2011

A Marcha para Jesus 2011 - por Carol Leonel

No próximo Sábado, dia 8 de Outubro acontecerá em Belo Horizonte mais uma “Marcha para Jesus”. Ela começará na Avenida dos Andradas (Em frente a Câmara dos Vereadores) às 9 horas da manhã e terá como destino a Praça da Estação no Centro da cidade onde acontecerá um culto ao ar livre.

Mobilizações como a Marcha é um direito de todo cidadão e pode ter como finalidade a conscientização da população, a mobilização de minorias, alerta contra injustiças e até mesmo para “movimentos sem pretexto”.

No ano de 2009 aconteceu no Metrô de São Paulo o “Movimento dos Sem Calça”. Cerca de 400 jovens se reuniram no Metrô para retirar suas calças. Talvez você leitor tenha feito o mesmo questionamento de quem vos escreve: Qual a finalidade de tal mobilização? Segundo os organizadores, o objetivo era quebrar a rotina dos usuários do metrô causando curiosidade e estranhamento.

Diversas manifestações como estas são recorrentes em todo o mundo. “Movimentos dos sem causa”, “Movimentos dos sem namorados”. O que todos esses movimentos - que tem se tornado mania dos jovens nas maiores capitais do mundo - tem em comum? A ausência de finalidade. Eles se reúnem para gritar ao mundo que fazem parte de uma juventude que vive uma história sem sentido. Ajuntam-se pela afeição comum: “Somos jovens, vítimas de uma sociedade alienada e desinteressada. Reunamo-nos, pois a fim de bradar o nosso descontentamento”!

Onde estarão as manifestações que acenderam a garantia de vários direitos e marcaram a história da humanidade?  O grito silencioso dessa juventude nos incomoda? Precisamos fazer uma guerra pacífica contra toda violência, discriminação, contra toda falta de amor. Você, caro leitor, já se uniu a outros em defesa alguma causa que poderia mudar o rumo de nossa sociedade, ou será que permaneceremos alienados em relação à mensagem que passaremos ao mundo?

Essa batalha não necessita de armas feitas pelos homens. Devemos usar as armas utilizadas por Jesus Cristo.  Unamo-nos pela causa do amor com paciência, humildade, bondade e mansidão! É nossa tarefa mostrar que é possível lutar pela única causa nobre que deu sentido a nossas vidas. Proponho a você começar esse Movimento na Marcha para Jesus no próximo Sábado. 

A Marcha leva o nome do nosso Salvador Jesus Cristo, aquele que não levantava a bandeira de um determinado grupo, mas sim a bandeira da graça. O movimento feito por Ele era carregado de amor e de sentido. Penso que se Jesus fizesse pudesse fazer um discurso, Ele não reafirmaria suas posições políticas ou leria os Dez Mandamentos. Ele nos diria: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. É a esse Cristo que louvaremos na Marcha. É Ele que nós anunciaremos e declararemos que Ele é Senhor em BH e que nós o agradecemos por nos ter feito merecedores do seu infinito amor.



Por Carol Leonel

3 de outubro de 2011

Tudo e em Todos - por Carol Leonel

É curioso como nós estamos sempre nos questionando sobre o amor de Deus. Exigimos sempre um “porquê” e um “para quê” de tudo que Cristo fez e ainda faz por nós. Procuramos compreender o amor Dele nas pessoas. Confiamos que elas nos mostraram o amor de Cristo e acabamos decepcionamos. Queremos limitar Deus as nossas questões e por isso ficamos desconfiados e  inconformados com o seu interminável amor que não pode ser definido no amor que temos ou recebemos dos outros.

Se uma criança esperta e cheia de curiosidade me procurasse pedindo que a explicasse a palavra amor eu imediatamente a diria:
- Querida, amor é Graça.
Como qualquer criança em sua ávida busca pelo conhecer, ela provavelmente não se satisfaria com tal resposta. Caso não compreendesse, eu diria a ela que se quisesse VER o amor deveria olhar para as flores de diferentes cores e cheiros desabrochando na primavera. Aconselharia a andar por uma floresta sentindo o frio das matas fechadas. Que ela nadasse em um rio. Se sujasse de lama jogando bola, ou fizesse bolinhos para o lanche das bonecas. Ela deveria olhar para a grandiosidade azular do céu encontrando com o mar ao entardecer. Justamente quando o sol parece adormecer nas profundezas dos oceanos.

Se o pequeno ainda assim não pudesse COMPREENDER o amor e também não conseguisse VER, eu daria a ele um longo e caloroso abraço. Afagaria seus cabelos. Deitaria o seu rosto contra o meu peito e perguntaria:
- Esse abraço é bom? Agora imagine senti-lo após uma longa caminha perdido em uma terra distante e desconhecida. Você esta com fome, aflito e com muito medo e andando por essa região durantes dias. 
Então eu concluiria:
- Imagine receber o mesmo abraço nestas circunstâncias? 
O abraço seria a calmaria da sua tempestade. O sossego do coração aflito. A paz e a alegria que significariam o retorno para sua casa. Aí então você COMPREENDERIA e VERIA que amor a gente nem sempre explica. Amor a gente sente.

Cristo diz que nos ama com amor eterno. Você compreende? (Jr 31:3)
Cristo revela seu amor através da natureza? Você pode ver? (Sl 19:1)
Cristo demonstrou seu amor em uma cruz coberta de cuspes, insultos, nudez, pecados, desonra e vergonha. Ainda que sua razão não compreenda e que o seus olhos não vejam. Você pode senitr?

“Mas Cristo é tudo e está em todos” (Cl 3:11)

por Carol Leonel
Newsletter
Belo Horizonte, 03 de Outubro
Notícias:



Empresário é preso em BH após denúncia de assédio sexual
Empresário do setor siderúrgico era considerado foragido. Ex-funcionária fez denúncia à Comissão de Direitos Humanos da ALMG.


http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/10/empresario-e-preso-em-bh-apos-denuncia-de-assedio-sexual.html



Suspeito de fugir da PM morre em acidente em BH
Segundo PM, dois suspeitos teriam desobedecido ordem de parar de militares. Um dos homens conseguiu fugir após acidente.


http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/09/suspeito-de-fugir-da-pm-morre-em-acidente-em-bh.html

Homem é morto depois de discussão por ciúmes em BH, diz PM
Segundo a PM, vítima teria jogado tijolo no carro de um homem. Ninguém foi preso.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/10/homem-e-morto-depois-de-discussao-por-ciumes-em-bh-diz-pm.html



Dois bebês são encontrados abandonados em casa em BH
Crianças têm nove meses e um ano e nove meses. Segundo a polícia, mãe disse que tinha ido comprar drogas e foi presa.


http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/09/dois-bebes-sao-encontrados-abandonados-em-casa-em-bh.html






Fonte: Globo Minas