1 de março de 2012

Medo - Carol Santana



Sempre achei graça da forma que Deus age para me ensinar novas lições. Na minha casa, Toda vez que surge um probleminha doméstico com insetos, eu sou convocada para dar um fim à  invasão.E eu vou. Morrendo de medo. Apavorada. Acho que quando criança tinha fobia a insetos. As histórias dos escândalos que armava são épicas. Mas aprendi que o medo que sinto não vai melhorar em nada a situação. Então, me encho de coragem e procuro resolver o problema.

Li uma vez uma matéria sobre a importância do medo. O medo pode nos trazer benefícios como a cautela. Quando tomamos certas precauções é pelo medo de que algo ruim aconteça. E esse tipo de medo não é ruim. Como diz o ditado: precaução nunca é demais. O problema é que tudo em excesso é ruim e prejudicial. E é desse tipo de medo que estou falando. 

O medo em excesso é capaz de nos paralisar. Quando sentimos medo, não temos coragem para fazer o que é necessário. As pernas param. O coração bate mais forte. E a vontade é de correr para longe do problema. Mas isso não resolve nada. Pelo contrário, torna tudo mais difícil. O medo torna o problema maior do que ele é. Para mim, uma mariposa se transforma em um monstro. Uma barata vira um elefante. E uma lagartixa vira um dinossauro. 

O dicionário Michaellis da língua portuguesa define medo como: 1 Perturbação resultante da idéia de um perigo real ou aparente ou da presença de alguma coisa estranha ou perigosa; pavor, susto, terror2 Apreensão. 3 Receio de ofender, de causar algum mal, de ser desagradável.

Sempre oro pedindo á Deus que me ajude a acertar onde tenho errado, e recentemente ele usou uma amiga para falar comigo sobre medo. Tenho vários medos. Muitos foram vencidos, mas há certos medos que ainda preciso vencer. Como disse antes, nossos medos só são vencidos se encarados.Acho que uma das passagens mais citadas da bíblia é a passagem de Davi e Golias. Essa história é relatada em 1 Samuel 17:4 a 58

A bíblia conta a história de uma guerra que houve entre o povo de Israel e os filisteus. Para evitar um combate sangrento, o rei filisteu enviou seu melhor guerreiro para desafiar o melhor soldado de Israel, prática comum na época. O problema era que o guerreiro filisteu era um gigante de dois metros e noventa centímetros! Imagine um combate com um homem de quase três metros e força descomunal? Dia após dia o gigante desafiava os israelitas. Dia após dia o medo se apossava deles. Ninguém tinha coragem de enfrentá-lo, nem mesmo o rei Saul que era um homem alto e grande guerreiro.  Até que um dia surge o jovem Davi. Ele tinha ido ao acampamento de Israel por ordem de seu pai. Ao chegar lá, ele encontra essa situação. A bíblia fala que ao ouvir o que o gigante dizia, Davi perguntou: “... quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?” Uau. Davi não se apegou ao tamanho do gigante. Ele se apegou ao fato de que Deus era com Israel. Golias podia até ser grande. Mas nunca foi maior do que Deus.

O medo funciona como uma lente de aumento. Com ele, vemos o problema maior do que a solução. Mas quando abandonamos essa lente e voltamos nossos olhos para Deus, vemos que Deus sempre será maior que Golias. Davi não considerou seu tamanho em relação ao gigante. Ele não considerou que Golias era um homem experiente em batalhas. Não considerou que ele mesmo não tinha experiência alguma até então. Ele apenas confiou em Deus. E Deus lutou por ele. É isso o que acontece quando abrimos mão do medo e confiamos em Deus. Ele age em nosso favor. A única coisa que Davi fez de extraordinário foi confiar em Deus.  

Segundo o dicionário, o significado de confiança é: 1 Ter confiança, acreditar, fiar-se, ter fé. 2 Entregar com segurança. 3 Incumbir, encarregar. 4 Comunicar com confiança.5 Entregar-se cheio de confiança.

Davi confiou em Deus. E eu duvido que algum dia ele se arrependeu de ter feito isso. Quando você encarar seus medos você vai ver que as coisas não eram tão feias assim. É como uma criança que tinha medo do escuro e descobre que consegue dormir bem com a luz apagada. Quando enfrentamos o medo nossa vida só melhora. Confie em Deus. Ele sempre cuidou de você. Não vai ser agora que isso vai mudar. Encare seus medos. Você não está só. Golias nunca foi maior do que Deus.

por Carol Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário