13 de março de 2012

Star Wars – Uma coincidência é mera semelhança - Túlio Borel



Como a maior parte dos meus amigos sabe, sou um grande fã da épica Hexalogia Star Wars, e pensando nessa mítica e lendária produção de George Lucas vieram à minha mente algumas semelhanças com alguns comportamentos nossos como cristãos do século XXI.
           
Jabba Hut : Chegou a tal ponto de perversidade e vida pecaminosa que se empanturra na maldade e pecado, já sendo um caso ‘perdido’ para todos. Suas atitudes refletem na sua aparência assaz tenebrosa.
          
Jar Jar Binks : É uma ‘pessoa’ boa em geral, não agride ninguém. Porém é um covarde que se esquiva em ajudar seu povo, se acha muito fraco e atrapalhado para fazer o que é necessário para o seu povo. Sua aparente ‘fraqueza’ o faz fugir de tudo e todos.
          
C3PO : Um robô conhecedor de várias línguas, sabe todos os regulamentos, conhece toda a lei e detêm toda a liturgia do dia a dia na ponta da língua para agradar aos que estão à sua volta, mas acaba dando mais trabalho aos que estão em sua volta, seu  muito conhecimento em pouco é útil aos seus amigos .
        
Han Solo : O cara é simplesmente sensacional, detêm habilidades natas de carisma, sabe manejar bem sua nave e possui uma modéstia incrível. Um dia já fez algo de relevante, mas é tão inconformado com o sistema que acabou fazendo parte dele, se tornando um criminoso que não cumpre suas promessas e que se envolve com as pessoas erradas sempre.
        
Chewbacca : O cara é extremamente fiel, faz bem tudo que é mandado, tem um coração extremamente amoroso, ama o seu próprio povo e zela por aqueles quem ama. Porém, segue cegamente seu líder e amigo, não reflete por ele mesmo o que ele faz, faz apenas por fidelidade, seja o bem ou o mal.
        
Mestre Yoda : Um dos Jedis mais talentosos de toda a galáxia, fez coisas maravilhosas, espalhou a justiça e o código de honra Jedi por toda a parte, sempre treinando com paixão os jovenzinhos padawans. Líder extremamente sábio, porém apostou todas as suas fichas em um homem, um jovem chamado Anakin Skywalker, que o decepcionou profundamente. Diante disso, esse lendário Jedi se isola de todo o mundo e de certa forma perde a sua fé em tudo pelo qual ele lutou um dia.
       
Anakin Skywalker/Darth Vader : Sinto informar que são a mesma pessoa (isso é um spoiler dado há 40 anos atrás, não me julgue). Jovem com enorme potencial, tinha a presença dos midhclhorians fortíssima nele, capaz de um poder sem igual, amor muito grande pelos necessitados devido a sua infância escrava. Todos acreditam ser ele o salvador de toda a Galáxia, porém extremamente desequilibrado é influenciado por Lorde Sith que o faz abrir mão de tudo em que acreditava, se ensoberbece, falha e se torna o pior homem da Galáxia. Perde sua esposa, seus amigos e ‘aparentemente’ seus filhos, jogou tudo fora, não quis ouvir conselho de seus líderes, seguiu seu próprio entendimento.
        
Obi Wan Kenobi: Teve um mestre fabuloso, Qui-Gon Jinn, passou por grandes dilemas morais assim como o jovem Anakin, mas manteve-se firme ao código Jedi. Treina aquele que seria o escolhido pra trazer o equilíbrio à força, porém se decepciona grandemente ao ver seu discípulo tornar-se no que se tornou, e assim como Yoda, se afasta da linha de frente da luta pela justiça.
       
Luke Skywalker: Filho do homem que assola a Galáxia, porém faz sua própria história, passa por todos os grandes dilemas morais que todo o Jedi passa, se vê em uma situação horrível quando descobre que seu grande inimigo é seu pai, sai ferido devido a seus erros. Porém como Jedi que é, portador de um Sabre de Luz, Luz essa que dissipa as trevas da ganância e do poder na galáxia, confia totalmente na Força e com ajuda de seus amigos, e com uma nova postura junto de seus amigos luta contra o mal, vence o Mal, e assim como seus amigos, adota uma postura de vida totalmente diferente e ao final desfruta de um reino de paz, justiça e prosperidade.
        
Não vim aqui demonstrar como eu gosto de Star Wars e nem demonstrar minhas habilidades em descrever meros personagens, te convido a perceber essas coincidências, e refletir por si mesmo por meio da ajuda do Santo Espírito o quanto de Luke Skywalker temos tido, ou será que temos sido Yoda’s ,Jar Jar’s, não sei. Me abstenho de ir mais a fundo nas análises deixando para você, por você mesmo, perceber aquilo que pretendi passar. Confio na sua percepção e mais ainda no meu amigo Espírito Santo. Fecho com um ditado que minha mãe sempre repetiu para mim : ‘Quem sabe ler,um pingo é letra’.

 por Túlio Borel


Nenhum comentário:

Postar um comentário