28 de fevereiro de 2012

Bases - Marina Senra


“Não, não construa sua casa na areia, não, não construa na beira do mar, mesmo que pareça chique é impossível que ela fique, a tempestade a vai derrubar.”
                
Eu cantava muito essa música na minha época de escola dominical infantil. Os versos fazem referência à passagem bíblica em que Jesus dá o exemplo de dois homens: um que construiu sua casa na areia, e outro que ergueu sua casa sobre a rocha, a quem Jesus chamou prudente. A diferença das casas está nas bases em que foram construídas, onde seus alicerces foram fundados.  
                
É bem óbvio que a areia é um material muito mais fácil de ser trabalhado do que a rocha. Imagino que não haja muita coisa para se fazer além de cavar e começar a erguer os alicerces da casa. Uma rocha, porém, dá um trabalho considerável. Ela tem que ser perfurada, e sua estrutura dura torna a coisa ainda mais difícil. O resultado, no entanto, é mais garantido do que na areia. A rocha é praticamente inabalável e, por isso, consegue oferecer uma base muito mais estável para a construção, enquanto a casa da areia fica susceptível às tempestades e ventania, podendo ir ao chão a qualquer momento.
                
Trazendo as palavras de Jesus para os dias de hoje, vemos que não é muito difícil de nos tornarmos como o homem que construiu sua casa na areia. Quantas vezes não edificamos sonhos em cima de bases frágeis, achando que pessoas ou a nossa própria força é suficiente para aguentar os trancos? Jesus fala que quem escuta Suas palavras, mas não as cumpre é como o construtor da areia. Os mandamentos de Cristo são as orientações para quem quer edificar uma vida firme, que não vai ruir com qualquer abalo. Quando preferimos não dar ouvidos à essas orientações, começamos a construir nosso caminho em um solo fraco, que pode cair com qualquer ventinho mais forte e pode nos arrastar para a destruição junto com ele.
                
A escolha entre rocha e da areia está nas nossas mãos. Por mais que seja difícil no início, a rocha se mostra como um material forte e resistente, que vai ser a fundação ideal para a construção de casas, sonhos, uma vida completa. As tempestades podem se abater sobre essas edificações, mas, a base forte na qual foram construídas vai permanecer firme durante todo o momento. Cristo é a rocha e Suas palavras, nossa base.
               
 “A rocha é o lugar de construir, um alicerce forte que não vai cair, as tempestades vão e vem, mas a paz de Cristo tu tens”.

por Marina Senra

Nenhum comentário:

Postar um comentário