16 de fevereiro de 2012

Querer, crer e caminhar - Marina Senra


Por quantas vezes nós ficamos incomodados com alguma coisa, às vezes algo em nós mesmos, e lutamos para pôr um fim nisso? Por algum tempo, parece que esse erro foi embora, mas, não demora muito para que ele volte. Pode ser qualquer coisa: um sentimento, alguma história do passado, alguma atitude que pode estar te prendendo. Como se ver livre de coisas que nos fazem mal, que atrapalham nosso relacionamento com Deus e com as pessoas próximas a nós?
                
Logo penso em Rute, uma das minhas personagens favoritas da Bíblia. Rute perdeu o marido, o sogro e o cunhado. Quando viu que sua sogra queria voltar para sua terra, Rute quis ir com ela. Decidiu deixar para trás sua própria terra, Moabe, uma terra idólatra e inimiga de Israel. Rute quis deixar esse lugar de pecado para trás, e foi esse o primeiro passo para sua vitória.
                
Pouco tempo depois que Rute decidiu acompanhar sua sogra, Noemi, ela faz uma das declarações mais bonitas da Bíblia: “Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:6). Rute acreditou que o Deus de Noemi seria capaz de transformar a história delas. A fé de Rute é impressionante, porque, ao se dispor a seguir a sogra, ela deixa sua velha natureza para trás, crendo no Deus verdadeiro.
                
Agora, não pense que Rute ficou deitada-eternamente-em-berço-esplêndido, esperando as coisas acontecerem. Ela queria mudar (deixar sua velha natureza) e acreditava que essa mudança podia acontecer por meio de Deus, mas, havia algo mais que ela podia fazer. Seguindo as instruções de sua sogra, Rute caminhou em direção à mudança. Em todos os momentos, Deus usava a vida de Noemi para indicar o caminho para Rute, e a jovem andou com fé por esse caminho.

No fim das contas, Deus transformou a vida de Rute, tudo porque ela quis mudar, acreditou que Deus poderia mudá-la e caminhou seguindo as orientações de Deus. Que o exemplo de Rute não fique perdido em meio à filosofias de auto-ajuda ou força do nosso próprio braço. Deus pode nos mudar, pode nos livrar daqueles erros que parecem nos perseguir. Precisamos querer, crer e caminhar. E que Ele seja a luz que ilumina a nossa estrada.

por Marina Senra

Nenhum comentário:

Postar um comentário