18 de novembro de 2011

Vitória nas aflições - por Jonatas Kaizer

Quando passamos por alguma adversidade em nossas vidas, é comum ficarmos desanimados, tristes e desmotivados. Esses sentimentos são normais, pois as aflições dessa vida chegarão, Jesus mesmo disse “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”[ João 16:33b]. Permanecer abatido por vários dias não mudará sua situação. O cenário pode ser o pior, e as previsões péssimas, porém o escritor da peça lhe disse que o fim será maravilhoso.

Podemos ilustrar essa situação biblicamente com a história de José.

Ele nasceu em uma família rica. Filho exemplar e muito estimado por seu pai. Um jovem cheio de planos com um futuro promissor. Entretanto seus irmãos decidiram atrapalhar seus sonhos e planos, eles o venderam para uma caravana mercantil que passava por perto. Foi apenas o inicio das aflições desse jovem. Depois de ser vendido ele foi para uma terra distante, onde sofreu perseguições, calúnias, difamações e o cárcere. José sofreu muito até suas aflições passarem. Muito tempo se passou até ele se tornar governador do Egito.

A história nos mostra que ele, José, venceu as dificuldades e formou uma família na terra do Egito. Ele teve dois filhos, “E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. [Gênesis 41:51-52].

Deus realizou muitas maravilhas através da vida de José, e ele foi responsável pela salvação de sua família. As provisões de alimentos que ele dispunha no Egito foram usadas para alimentar seus familiares. O faraó ainda permitiu que a família de José habitasse na melhor região de seu país, Gosén.

O tempo se passou e o pai de José estava terminando seus dias na terra. Sendo assim José levou seus filhos para que seu pai Jacó lhes desse a benção. Como de costume a mão direita era direcionada para o filho mais velho, ou seja, a melhor porção destinava-se ao filho mais velho. “Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos propositadamente, não obstante Manassés ser o primogênito” [Gênesis 48:14].

Muitas lições podem ser extraídas da história sensacional de José. Contudo vamos analisar a questão traumática de sua vida, a estrutura familiar. José teve de conviver com a traição de seus entes queridos. Certamente a mente e o coração de José estavam inseguros quanto a sua própria família.

A palavra de Deus nos mostra que Jacó destinou a melhor porção da benção para Efraim, cujo nome significa Deus me fez crescer na terra da minha aflição. A aflição de José estava na área familiar, em superar seus traumas, e construir sua própria família. Além de perdoar seus irmãos pela atitude invejosa e cruel.

A história nos revela que Deus esteve com José durante todos os dias de sua vida, e sua aflição foi plenamente superada, pois ele foi usado para salva-los da fome e ainda conceder a melhor região do Egito. Seu pai e irmãos foram servidos das melhores iguarias do reino. A própria família de José foi isenta de traumas, perseguições, difamações, calúnias, pelo contrário, eles eram estimados por todos, José era o segundo na hierarquia do Egito.

A área de maior aflição de sua vida será aonde Deus te usará para restaurar a vida de outras pessoas!

por Jonatas Kaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário