28 de novembro de 2011

Super-Herói - por Jonatas Kaizer

Quem nunca se imaginou sendo um super-herói? Quantas vezes nos fantasiamos de Batman, Super-Homem, Mulher-Maravilha, e outros. Imaginamos como seria possuir uma força extraordinária, velocidade do som ou ainda a capacidade de voar. A vida de um super-herói é marcada pelo reconhecimento e admiração das pessoas, sem mencionar a autoestima, já que você é um exemplo para todos.

Engana-se quem pensa que esses personagens “fictícios” existem apenas nas histórias em quadrinhos ou nos cinemas. A palavra de Deus nos apresenta alguns personagens que se destacavam do resto da sociedade. Sansão, Saul, Golias, e muitos outros. Essas pessoas detinham algumas características que as tornavam especiais aos olhos humanos. Outro super-herói é Paulo de Tarso. Esse homem não era detentor de atributos extraordinários, mas aos olhos humanos ele era irrepreensível.

“Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível [Filipenses 3:5-6]”. Dentre os parâmetros da sociedade judaica, Paulo era o melhor de todos. Reconhecido por todos como um servo exemplar, religioso, zeloso e responsável. O modelo perfeito para a juventude já estava pronto, era Paulo.

A sociedade acreditava que ele era o melhor, e ele mesmo partilhava dessa ideia. Quando ele, Paulo, relata suas qualidades, mostra que ele acreditava fielmente ser melhor em todos os quesitos. Ele julgava ser a perfeição.

Entretanto, todos os argumentos perfeitos de Paulo foram lançados por terra quando ele se encontra com Jesus Cristo, a caminho para Damasco. Foi um encontro com o verdadeiro e único Ser perfeito.

Esse encontro transformou completamente a vida de Paulo, todos os seus argumentos e obras de nada adiantaram, já que “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” [Efésios 2:8-9]. Ele julgava ser o melhor servo de Deus, porém quando o Senhor se revelou, não o reconheceu “E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões” [Atos 9:4-5]. Aos olhos da sociedade Paulo era um modelo perfeito, mas aos olhos de Deus, ele não passava de homem orgulhoso e cheio de si.

Muitos de nós somos semelhantes a Paulo, pois acreditamos ser superiores aos outros. Estamos tão cheios de nós mesmos que não há lugar nenhum para Cristo. Estamos mais preocupados com o reconhecimento da sociedade que não sabemos o que Deus pensa de nós. Julgamos ser fortes, capazes, os melhores, verdadeiros Super-Heróis.

Algum tempo depois, ele afirma que tudo era nada se comparado ao relacionamento com Cristo, “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo” [Filipenses 3:7]. Paulo abdicou de todos os seus “poderes” para que o poder de Jesus atuasse em sua vida. Ele se despiu do uniforme de super-herói, para vestir a armadura de Deus [Efésios 6].

Paulo reconheceu que o poder e a graça de Deus é que o torna forte e capaz, “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” [2 Coríntios 12:9].

por Jonatas Kaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário