11 de novembro de 2011

Sonhos - por Jonatas Kaizer

Depois de um dia atarefado e cansativo, precisamos é de uma boa noite de sono. “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança” [Salmos 4:8]. Durante o sono é que nascem os sonhos, planos e desejos. Planejamos nosso futuro profissional, ministerial, sentimental, financeiro e muitas outras áreas de nossas vidas são estabelecidas através dos sonhos. Levantamos todos os dias, e enfrentamos as lutas diárias para a realização de nossos sonhos.

A Bíblia nos conta a história de pessoas que tiveram sonhos, José [Gênesis 37:5 e 9]; Nabucodonosor [Daniel 2:1]; Salomão [1 Reis 3:5]; José pai de Jesus [Mateus 2:13], e muitas outras passagens. Os sonhos e planos que temos são frutos da vontade de Deus para as nossas vidas. O Senhor tem um propósito específico para cada um de nós, e muitas vezes Ele nos revela esse proposito em sonho.

O sonho que Deus nos deu é especificamente nosso, e sendo assim não podemos forçar outras pessoas a partilhar do mesmo propósito. Apenas nós lutaremos por nossos sonhos, nenhuma outra pessoa está disposta a pagar o preço por nossos sonhos. José sofreu perseguição de seus irmãos e pais por causa de seus sonhos. Eles não partilharam do sonho dele e o desprezaram, desanimaram e o ridicularizaram. Porém ele se manteve firme e convicto de que Deus havia plantado aquele sonho em seu coração. Para muitos nossos sonhos podem não valer nada.

Em Israel as propriedades mais rentáveis eram as plantações de uva e azeitonas, que produziam vinho e azeite, respectivamente. As demais culturas eram pouco ou nada valorizadas, inclusive os campos de lentilhas. Houve um tempo de guerra entre o povo israelita e os Filisteus. Eles, os Filisteus, invadiram o reino de Israel e muitas propriedades. “E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou um grande livramento” [2 Samuel 23: 11-12].

Para muitas pessoas seriam mais conveniente abandonar essa propriedade que não valia nada, do que arriscar a vida para defendê-la. Entretanto o campo de lentilhas não vale nada para quem não é dono dele. Deus entregou esse campo a Samá, como um sonho, pois sabia que ele o defenderia com todas as suas forças. Esse campo não foi entregue a outras pessoas, por que elas não estariam dispostas a enfrentar inimigos, guerra, fome e dificuldades para defendê-lo. Deus entrega seus mais preciosos sonhos para aquelas pessoas que Ele sabe que vão honrá-los.

Se Deus lhe deu algum sonho é por que Ele sabe que somente você lutará por ele, apenas você será capaz de enfrentar resistência de amigos, pais e irmãos para a realização desse propósito. Não desista do que Deus colocou em seu coração. Apenas confie no Senhor e lute, “e o SENHOR efetuou um grande livramento” [2 Samuel 23: 12].

por Jonatas Kaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário