31 de agosto de 2011

O lutador - por Jonatas Kaizer

O apóstolo Paulo é certamente um dos homens mais sábios que já viveu nesse planeta, isso se deve pelos grandes ensinamentos que estão presentes no Novo Testamento. Muitos sermões que hoje são pregados se baseiam nas palavras de Paulo, e esse texto não será diferente, entretanto a temática será muito diferente. No livro de 1 Coríntios 9:25-27 ele compara a vida cristã a de um lutador, já que os dois estão em busca de uma coroa, porém a dos cristãos é incorruptível. Outra semelhança é a servidão a que o corpo físico dos dois é submetido.

Um lutador está disposto a correr muito, regular sua alimentação, realizar muitos exercícios físicos, manter-se disciplinado e muito mais atitudes e comportamentos, para que no dia da luta ele tenha um ótimo desempenho. Eu ouvi uma vez um treinador dizer “Para uma luta de 45 minutos, deve-se treinar 45 mil minutos1”. Semelhantemente nós cristão devemos nós aprofundar na Palavra de Deus a cada dia, falar com nosso treinador diariamente e regular a nossa alimentação para que no dia da luta ou provação, como queiram, venhamos a ter um bom desempenho.

Outra grande semelhança está na luta propriamente dita, já que ao longo dela podemos cometer alguns erros, sofrer algumas baixas ou até mesmo ser derrubados, caindo para a contagem. Um grande lutador uma vez disse “Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que a vitória acontece2”. Da mesma forma nós, os seguidores de Cristo, até podemos ser golpeados pelos problemas, ser machucados pelos adversários e muitas vezes podemos cair, mas será o fim, “Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão” Salmos 37:24.

Não obstante há uma grande diferença entre os lutadores e os cristãos, o objetivo. O apóstolo Paulo explicita bem essa diferença quando ele diz: “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”.

A nossa luta é diária, lutamos todos os dias contra a nossa carne, desejos promíscuos, preguiça, inveja e tantos outros inimigos, logo devemos escutar o  nosso treinador, o Espirito Santo, que está sempre torcendo por nós, nos ajudando a treinar, nos instruindo como vencer cada inimigo.

Espero que ao final de nossas vidas todos possamos dizer: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.

1 “Rocky, Um lutador”. Mickey, treinador do famoso Rocky Balboa.
2 “Rocky Balboa”. Rocky em uma conversa com seu filho.

por Jonatas Kaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário