24 de agosto de 2011

Peixe - por Jonatas Kaizer

Muitas pessoas desconhecem o símbolo do Cristianismo, o peixe. A figura do peixe era utilizada na igreja primitiva, sendo um “código” para os cristãos se comunicarem entre si, já que as perseguições se tornavam mais intensas a cada dia. Outra visão aponta o peixe como alimento essencial na dieta da população nos tempos de Jesus. Entendemos assim que o peixe está intimamente ligado com os seguidores de Cristo.

O acampamento de células foi realizado em um sítio do município de Baldin, e, diga-se de passagem, uma excelente estrutura. Várias atratividades preenchiam o espaço, entretanto foi o lago que prendeu minha atenção. Ao longo do acampamento dediquei alguns minutos a observar os peixes que ali estavam. O fato que me chamou a atenção foi à coletividade dos peixes, ou seja, sempre nadavam juntos! O coletivo de peixes é denominado cardume. 

Podemos aprender muito com a observação dos peixes, e até relaciona-la ao tema do acampamento, Unidade. “Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” Efésios 4:3.

Os peixes são criaturas que vivem em unidade, seja no oceano ou em lagos e lagoas. Perceber que ocorrendo uma perturbação próxima ao cardume, há uma sensação de perigo, logo eles fogem juntos. Todos juntos! Não deixam nenhum companheiro sozinho, eles sentem o perigo juntos e juntos também se desviam dele.

A unidade dos peixes serve de exemplo para nos cristãos, já que somos o símbolo do Cristianismo atual. Devemos viver em unidade! Sempre em comunhão. Nós somos o cardume de Cristo, sendo assim devemos estar juntos na alegria, tristeza, dor, turbulência, perigo, em todas as situações estaremos unidos.

Outra “função” dos peixes de Cristo é alimentar a multidão faminta. No milagre da multiplicação, dois peixes foram suficientes para alimentar quase cinco mil pessoas! Jesus usou os dois peixes para saciar a fome de uma multidão, logo nós podemos ser usados por Ele para saciar a fome que assola a sociedade atual.
Viva em unidade e alimente os famintos para a glória de Deus. Seja um peixe!

por Jonatas Kaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário