14 de agosto de 2011

Cristãos Água e Sal - por Jonatas Kaizer



O maior professor que já existiu na terra foi Jesus Cristo. Ele nos ensinou como proceder em cada situação. Certamente a “aula” mais conhecida é o Sermão do Monte, onde o Mestre ensina aos discípulos a serem o sal da terra. A lição é sobre a função do tempero, dar sabor aos alimentos.

A comparação entre cristãos e o sal está relacionada com a função que este tempero tem de conservar e dar sabor aos alimentos.

Em outra passagem Jesus dialoga com uma samaritana, requisitando um pouco de água. A conversa se torna mais intensa e por fim Ele revela ser a fonte de Água Viva! A mulher muito confusa o pergunta de onde essa água sairia, já que Ele não detinha um balde para retirar a água e também não havia outro poço na vizinhança.

Certamente essas são passagens muito conhecidas, e muitos já apresentaram esse tema de maneira brilhante! Entretanto outra abordagem é possível.

Se cristo é a água e nós devemos ser o sal eu me pergunto como relacionar estes dois elementos?

Como Jesus disse em Mateus 5:13, “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens”. É do conhecimento de todos que o sal serve para realçar o sabor dos alimentos, porém muitos se esquecem de que o sal também provoca sede.

O diálogo com a mulher samaritana apresenta vários estágios, sendo gradativa a intensidade, ou seja, a cada nível o Mestre a ensina pontos mais profundos. O ápice ocorre quando Ele diz: “Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” João 4:13 - 14.

O sal provoca sede e sede de cristo. A função do cristão é salgar o mundo a fim de provocar neles uma sede que não pode ser saciada por prazeres momentâneos e nem por alegrias efêmeras. O Cristão provoca a sede e indica o caminho até água da vida. Perceba que o sal não é a solução ele apenas encurta o caminho até a verdadeira saciedade.

Podemos analisar as passagens bíblicas utilizando à lógica, vejamos: Jesus nos ensina a ser o sal da terra. O sal provoca sede aqueles que o ingerem. Jesus é a fonte de água viva. Logo, Ele nos ensina que nós devemos provocar a sede nas pessoas, mas não uma sede comum, passageira. Devemos provocar uma sede de águas vivas, levar as pessoas à fonte!

por Jonatas Kaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário