8 de agosto de 2011

Amizades - por Jonatas Kaizer

O ser humano é um animal que foi criado para viver em unidade, comunhão, sociedades, ou seja, se relacionar com outros seres da mesma espécie. A interação entre os seres é muito importante para que haja troca de experiências e assim promova crescimento dos envolvidos. Porém é necessário certo cuidado com quem você se relaciona, já que muitas pessoas tem a forte capacidade de nos levar para atividades que não edificam.

Ao longo de nossa vida várias pessoas são integradas ao nosso círculo de amizades, outras se afastam e perdemos o contato e há ainda outros que são “amigos distantes”, estão longe fisicamente, mas perto em nosso coração. Os amigos são de grande importância em nossas vidas, entretanto devemos vigiar quem são nossos amigos, quais são seus objetivos, anseios, quem são os amigos desse amigo. As amizades são benção de Deus para nós, mas o inimigo pode usa-las para nos desviar do caminho certo.

A Bíblia nos traz inúmeros exemplos de amizade edificantes, como: Jônatas e Davi [1 Samuel 18]; Moisés e Josué [Êxodo 24]; Daniel, Hananias, Azarias e Misael [Daniel 1]; e tantas outras. Há ainda outra amizade que frutificou muito, Paulo e Silas.

Tudo começou no capítulo 15 de Atos, “E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus” [Atos 15:40]. Logo no início da amizade eles começaram a pregar as boas novas! Posteriormente temos o ápice da amizade entre eles, o cárcere. “E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança; O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco” [Atos 16:23 - 24]. Em ocasiões como essas nós conhecemos as pessoas de verdade, ou seja, em situações extremas as pessoas revelam seu caráter. Certamente muitos de nossos “amigos” começariam a praguejar, reclamar, murmurar e até blasfemar contra Deus. Porém os verdadeiros amigos se alegrariam na honra de sofrer pela causa de Cristo [Mateus 5:11]. Paulo e Silas entoaram louvores a Deus, sendo assim a amizade deles foi fortalecida e o nome do Senhor foi exaltado e glorificado! Os verdadeiros amigos em Cristo não edificam apenas uns aos outros, as pessoas que estão próximas também são levadas a se renderem ao Senhor, “E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam” [Atos 16:25].

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão” [Provérbios 17:17].
por Jonatas Kaizer

Um comentário:

  1. Grande Kaiser!!

    um novo bom amigo.. =]

    Excelente texto, velho!! Deus abençoe sua vida!!

    ResponderExcluir