19 de setembro de 2011

Pensando certo - por Raissa Meres

Em Colossenses 3:2 diz:

"Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra."

O contexto deste versículo se refere à uma exortação de Paulo aos Colossenses que estavam mais preocupados com as coisas terrenas do que com as coisas celestiais (como diz na bíblia). Acredito que ele se referia as coisas espirituais.

Não havia, assim como não há até hoje, problema em estar preocupado com as coisas que fazemos na terra, no sentido de trabalhar, estudar, comer, casar; o problema está em por estas coisas acima do propósito de Deus que para nós é desconhecido e por isso devemos sempre orar por tudo para termos direção que venha d’Ele.

Os colossenses (e eu os comparo com a gente nos tempos atuais) se acostumaram tanto a viver como se “fossem deste mundo” que se deixaram levar pelos pecados (alguns condenáveis como crimes) e, segundo as palavras de Paulo, eles ainda pareciam achar normal.
No ver. 5 diz: Mortificai pois os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza que é idolatria.

O interessante destes versículos é a semelhança com a famosa lista dos sete pecados capitais as quais todos sabem que nunca foi dita pela Bíblia. Aliás, os sete pecados capitais só foram enumerados e agrupados no século VI, pelo papa Gregório Magno.

Mas o importante nesse versículo é ver que a despeito dessas coisas Paulo aconselha a mortificá-los sendo eles membros.

Membros são partes ligadas a um corpo seja ele vivo ou não, concreto ou abstrato. Um computador, por exemplo, é formado por seus membros: Gabinete, monitor, teclado, mouse e caixas de som. E também o corpo animal, que possui seus membros: braços, pernas, cabeça etc.

Ou o tradicional corpo de Cristo que é formado por membros, e não me refiro ao templo, construção, e seus respectivos cargos, mas me refiro à igreja verdadeira, a noiva de Cristo que é composta por nós como indivíduos únicos.

Paulo estava considerando os pecados do povo como membros ligados aos “corpos” deles por ver que certos hábitos eram tão cruciais que talvez fosse impossível fazer com que as pessoas deixassem de praticá-las. Assim como hoje temos certos hábitos que não deixamos de fazer por ser muito importante e em alguns casos, digo, na maioria dos casos, certos hábitos são pecaminosos.

Minha meditação é justamente nesse ponto: Será que minhas coisas terrenas já estão se tornando tão importantes a ponto de virarem um membro em mim e pior que pode se tornar objeto para a carnalidade se manifestar e assim eu me afastar do alvo principal? Me afastar daquilo que eu deveria estar realmente preocupada? Como: A busca incessante pelo Espírito Santo; O estudo da palavra para um maior conhecimento e usá-lo na pratica; A pregação cumprindo o IDE...

Reparem ainda que não é mencionado só pecados. Pelo menos para mim o apetite desordenado não é pecado e sim um reflexo de sua ansiedade, e dependendo pode ser até uma doença obtida por meio genético ou doença por falta de Cristo. Afinal, as pessoas sem Cristo são vazias e deixam brechas para todo tipo de problema. Mas essa é minha opinião (a respeito de não ser pecado o apetite desordenado).

Notem que hora nenhuma Paulo diz também que são pecados. Você pode ler o cap.5 todo e não irá encontrar a palavra pecado. Não estou dizendo que não sejam. Apenas estou chamando a atenção para a questão que ele não diz,  justamente para não confundir o que é pecado com o que não é assim ele generaliza chamando de membros.

Paulo continua aconselhando durante todo o capítulo usando o argumento que agora nós já somos renovados por Cristo e não temos necessidade de lutar a vida toda, correr atrás do vento, tornar nosso dia a dia em um membro aleijado para depois Jesus voltar e nos ver apenas como pessoas comuns. Mas, verdadeiramente como filhos que apesar de terem nascido nessa terra não viveram como os que são daqui, mas buscaram viver como filhos que estavam apenas esperando pelo Pai na escada da porta de CASA.

#Pensem nisso.
Graça e Paz
por Raíssa Meres

Nenhum comentário:

Postar um comentário