29 de maio de 2012

O Incomparável e incompreensível - Jônatas Kaizer


Há dentro do ser humano uma vontade de conhecer e compreender os fenômenos que ocorrem a sua volta. Como um autêntico representante da raça humana, venho há muito tempo tentando compreender o amor de Deus. Desde a infância me pergunto: Como é possível alguém me amar tanto? Porque Ele faria algo assim por mim? Essas questões pulsavam em minha mente, e comprimiam meu coração. Porém, relendo o capítulo de Romanos 8, me foi dado um novo entendimento.

É impossível que haja vida sem amor, e não há amor maior do que aquele que Deus demonstrou pela humanidade, "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” [João 3:16]. Sendo assim, estamos livres dos laços da morte por meio do amor de Cristo, que nos deu o Espírito da Vida, “Porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte” [Romanos 8:2].

A nossa mente estava cativa, aprisionada pelos desejos incontroláveis da carne, e dessa forma estávamos afastados do Pai. Porém Jesus nos libertou desse jugo mortal, quebrando a vontade carnal que atuava em nós. O pecado foi derrotado por Cristo, e agora temos vida, “Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça” [Romanos 8:10]. Recebemos o Espirito Santo, que produz vida, e nos torna capazes de conhecer o Pai face a face, a ponto de chamá-lo “Aba, Pai”.

Por intermédio de Cristo agora somos chamados filhos de Deus. Esse direito que nos foi concedido, foi conquistado por um alto preço. Estávamos condenados ao castigo eterno, fruto de nossos intermináveis pecados, porém Jesus se fez pecado por nós. Ele sofreu a ira do Pai em nosso lugar, morreu para que nós tivéssemos vida, foi destituído de glória para que nós fossemos glorificados. “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados” [Romanos 8:18-19].

É evidente a dificuldade em compreender esse ato de total entrega, tornando ainda mais árduo seu agradecimento. Em nossas orações não sabemos como agradecer, adorar, conversar com o Pai. Nossa pequenez e fragilidade florescem diante da maravilhosa presença de Deus, “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” [Romanos 8:26].

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” [Romanos 8:28]. Dessa forma é possível perceber que todas as coisas estão debaixo do conhecimento de Deus, e nada foge do seu controle. E mais, Ele providencia tudo de que necessitamos nessa terra, ou seja, nada devemos temer, pois “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” [Romanos 8:32]

Temos vida e liberdade, somos filhos do Deus altíssimo, então “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” [Romanos 8:35-39].

O amor de Deus é incompreensível e incomparável e acima de tudo, ele é real. Viva e sinta esse amor. O amor do Deus nos traz vida, liberdade e segurança, pois não há lugar melhor do que nos braços do Pai.

por Jônatas Kaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário