31 de janeiro de 2012

Loop - Marina Senra

Na época em que eu era viciada no seriado Supernatural, um dos meus episódios favoritos era um em que Dean e Sam sofriam uma espécie de loop. Os irmãos ficam presos em um único dia, no qual Dean sempre morre. Assim que Dean bate as botas, o dia se reinicia, com Dean vivo e Sam fazendo o possível para manter seu irmão vivo, tentando desse modo sair do loop e passar para o próximo dia. Claro que isso só acontece quando Sam descobre a explicação sobrenatural por trás do tal loop, mas, até lá, Dean já vai ter morrido com um piano que caiu em sua cabeça ou porque escorregou no banheiro um milhão de vezes.

Um dos significados de “loop” é sequência e, às vezes, acontece dessa sequência ficar se repetindo infinitamente, assim como a morte do Dean. Há poucos dias, ouvi um pastor falando que muitos de nós ficam presos em loops, e isso me fez pensar um pouco. Realmente, não são poucas às vezes em que nós fazemos a mesma coisa um milhão de vezes e sempre acabamos voltando no início, seja por causa de um erro que já cansamos de cometer ou porque simplesmente é mais fácil voltar para o início de tudo ao invés de continuar prosseguindo.

Uma coisa que aprendi com Supernatural sobre loops: eles não são bons. Eles cansam. Eles irritam, te deixam frustrado e com a sensação de que é impossível lutar contra eles. Conosco não é diferente. Quando caímos naquele mesmo erro que parece nos perseguir, nos sentimos sem força, envergonhados e com raiva de nós mesmos por não conseguirmos lutar contra isso. A sensação é que todo o esforço para se manter em santidade foi em vão, e que teremos que voltar para o começo da caminhada. E, se continuarmos assim, acabaremos caindo no tal loop, ficando presos em uma armadilha que se repetirá sempre e cujo final já conhecemos.

Mas, assim como Sam achou uma solução no final do episódio, nós também podemos ficar tranqüilos, porque existe um modo de sair desse loop. Quando Cristo morreu em nosso lugar, ele tomou nossos pecados, nossos erros e pagou um preço de sangue para que nós ficássemos livres deles. Portanto, a única maneira de quebrarmos esse loop em nossas vidas, é clamando por ajuda divina. Na força do nosso braço, continuaremos presos em uma sequência infinita, caminhando bem por um tempo, caindo no erro e voltando para o início. Quando Jesus entra na história, porém, Ele nos ajuda a deixar os velhos erros para trás e partir em busca de uma nova vida. É, Ele consegue fazer isso por nós.

Nós caímos no mesmo erro trezentas vezes. Assim como Dean, existem aqueles que se sentem morrer todos os dias, mas, mesmo assim, tem uma esperança que o outro dia vai trazer libertação, como Sam achava. Mas, isso não acontecia. Os dias se repetiam, as mortes se repetiam e o desespero só aumentava. Deus é o único capaz de nos livrar dos loops, de quebrar os erros eternos em nossas vidas e nos guiar por um caminho de paz e santidade! Que esse seja nosso objetivo: largar os pecados para trás e seguir os passos do nosso Mestre!

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)

Deus abençoe!

por Marina Senra

Nenhum comentário:

Postar um comentário