12 de janeiro de 2012

Jubilosos por causa de Cristo - por Carolina Leonel

Ao extirparmos os projetos do ano que se inicia veríamos o quanto temos condicionado nossa felicidade ao futuro. Acumulamos expectativas, projetamos sonhos, condicionamos nossos deleites, e ficamos esperançosos pela materialização de nossos alvos.

Estamos postergando nossa alegria e vivemos como se isso fosse natural. Se acaso você planejou para seu próximo ano alvos ingênuos como uma criança que faz promessas de ser ‘boazinha’ no ano vindouro, eu afirmo que seu avanço moral em nada contribuirá para o seu relacionamento com o Senhor. 

Paulo pergunta aos Gálatas “O que aconteceu com a alegria de vocês?” (Gl 4:15). Será que estamos planejando muito e desfrutando pouco daquilo que já nos foi concedido? E quem sabe seja fácil perceber isso no findar de mais um ano onde o seu coração se mostra novamente triste pela não concretização de suas quimeras.

Frustramos nossa alegria por não alcançarmos sonhos.  porém, não podemos condicionar nossa felicidade à concretização de projetos, alvos e idealizações. A palavra alegria está sempre associada ao nascimento (Lc 2:10) e ressurreição (Mt 28:8) de Jesus Cristo, ao serviço a Deus (Ne 8:10), ao sofrimento (1Pe4:13),  a conversão do pecador (Lc 15:7)e relacionada também  a conduta do cristão (1 Pe 1:8). 

A alegria demonstrada na Bíblia não é um sentimento, uma euforia ou um simples prazer. A alegria é Fruto do Espírito (Gl 5:22). Ela não é sentida na carne, e não depende de verão ou sorrisos. Ela é um espírito constantemente vibrante. A alegria é uma escolha individual feito um acordo entre intelecto e coração. Perceba que a alegria está diretamente relacionada a Cristo. Portanto, Ele é a nossa alegria, porque Ele tornou possível a reconciliação com Deus.

O plano do Senhor é fazer com que todas as coisas sejam convertidas em Cristo a fim de fazermos Dele o centro de toda a nossa vida. Reafirmo que sua busca por aperfeiçoamento de conduta deve ser acompanhada pelo propósito de glorificar a Cristo. Assim, caso sua condição de miserável não o permite vencer as tentações, satanás, o acusador, não poderá te entristecer porque você compreende que sua alegria é Cristo que nos dá livre acesso ao trono da graça.

Assim, os que te rodeiam perceberão que sua alegria é constante e não efêmera ou circunstancial. Os que te observam verão traços do caráter de Deus através da sua fidelidade na alegria. Eles entenderão que um sentimento não pode determinar seu estado emocional e que alegria tem a ver com escolha compreendida e não com a mudança das estações do ano que passam e logo tornam a vir. 


"Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!". (Fp 4:4)


por Carolina Leonel

2 comentários:

  1. Ôô glória! O Deus de toda graça é o mesmo que nos faz felizes, bem aventurados em toda e qualquer situação.
    Jesus abençoe vcs!
    Sarah Gabi

    ResponderExcluir