5 de julho de 2012

Colunas de palácios e plantas viçosas - Karen Gomes


No Salmo 144:12, o salmista ora: “Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas, e nossas filhas, como pedras angulares, lavradas como colunas de palácio”.

Mas quais características distinguem as plantas viçosas e as colunas de palácios a ponto do salmista desejar que nós, jovens, fôssemos como eles?

A nossa amiga Wikipedia define colunas de palácio como elemento arquitetônico destinado a receber as cargas verticais de uma obra de arquitetura, transmitindo-as à fundação, com significado decorativo acentuado. Desta definição, podemos tirar importantes lições para nossa vida cristã:

· Devemos suportar as cargas uns dos outros. É o que ensina Gálatas 6:2 – “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” Mas isso só é possível quando, de fato, nos importamos com nossos irmãos, quando os amamos, conforme Cristo ensina em Mateus 22:39 – “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

· Mas essas cargas precisam ser transmitidas à fundação, pois é a fundação quem dá o verdadeiro sustento. Nosso fundamento é Cristo, Ele é a Rocha sobre a qual devemos construir toda a nossa vida. “Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.” 1 Samuel 2:2; “Disse pois: O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador” 2 Samuel 22:2; “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” Mateus 7:24-25.

· As colunas manifestam a beleza e a criatividade do construtor. Nós também devemos testemunhar das maravilhas que Cristo tem feito em nossas vidas. Isso significa deixar a luz de Cristo em nossas vidas brilhar: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” - Mateus 5:14-16. Afinal, a humanidade aguarda ansiosamente que espalhemos o amor de Deus: “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus” - Romanos 8:19.

E as plantas viçosas? Suas principais características também nos ensinam muito:

· Têm a sua semente plantada em terra fértil, com acesso aos nutrientes necessários para sobreviver e frutificar. “E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.” - Mateus 13:8

· Não estão isoladas e dão fruto. “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” - João 15:1-2

· Têm acesso à Água Viva. “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” -  João 7:37-38. “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” Salmos 1:1-3

· Fazem fotossíntese, o que pode ser entendido como pegar o que é excreta dos outros seres vivos (CO2) e, a partir da luz, transformar em algo que todo ser precisa, água e oxigênio. Da mesma forma, precisamos utilizar os recursos que o mundo apresenta e, a partir da luz de Cristo em nós, transformar em vida. “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”- Romanos 12:2

Que sejamos a resposta à oração do salmista, apresentando as características positivas das plantas viçosas e das colunas de palácio que fazem a luz de Cristo ser refletida através de nós, amém?

por Karen Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário