17 de julho de 2012

Treinamento - Jônatas Kaizer


O treinamento é uma forma de aprimoramento e desenvolvimento das pessoas, visando melhor capacitação, aquisição de conhecimentos e habilidades. Para se alcançar o objetivo final, vários testes são realizados, e a dificuldade se eleva gradualmente. Várias áreas da sociedade utilizam métodos de treinamentos, seja na Administração, Esportes, Medicina, Universidades, Escolas, etc. O treinamento de sucesso é aquele que torna o candidato apto para enfrentar qualquer situação.

A Bíblia nos relata um jovem sendo treinado por Deus. Davi, filho de Jessé, um jovem pastor, que era responsável por cuidar das ovelhas da família. Deus estava preparando esse jovem para grandes coisas, porém ele deveria ser treinado, lapidado, e assim estaria apto para realizar a vontade de Deus.

Naquela época, os homens fortes e hábeis eram recrutados para o exército de Saul, o rei. O reino estava em guerra contra os Filisteus. Davi, porém estava cuidado do rebanho. Ele poderia estar chateado e inconformado por não estar na batalha, contudo ele realizava suas tarefas de modo exemplar.

Em algumas ocasiões no campo, as ovelhas eram ameaçadas por alguns predadores, leões, ursos, lobos. Entretanto, Davi estava pronto para defendê-las, e lutava contra os perigos. “Davi, entretanto, disse a Saul: "Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo” [1 Samuel 17:34-35]. Deus o estava capacitando para lutas maiores.

Certo dia, seu pai Jessé lhe enviou para obter notícias a respeito de seus irmãos, e Davi obedeceu. Sendo zeloso e responsável, “Levantando-se de madrugada, Davi deixou o rebanho com outro pastor, pegou a carga e partiu, conforme Jessé lhe havia ordenado. Chegou ao acampamento na hora em que, com grito de batalha, o exército estava saindo para suas posições de combate” [1 Samuel 17:20].

Chegando ao campo de batalha, Davi e todo povo de Israel foram desafiados pelo campeão Golias, um guerreiro alto, forte e destemido. Desafiou o povo para um duelo, mas o povo estava sem coragem, não estavam preparados para tal desafio. Exceto um, Davi.

O jovem Davi se dirigiu ao rei, e lhe pediu permissão para lutar contra o gigante, afirmando que poderia derrotá-lo. Ele havia sido treinado por Deus e estava pronto para os desafios. “Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo” [1 Samuel 17:36].

Davi venceu o gigante, pois confiava no Senhor, e foi treinado por Ele. Seu treinamento não terminou nessa ocasião. Deus queria colocá-lo em um posto mais alto, sendo assim, gradualmente ele foi submetido a testes cada vez mais árduos. Deus o colocou no comando de um exército de mil homens. Depois ele se tornou responsável por Judá. Por fim, Deus o colocou como rei sobre todo Israel. As lutas e dificuldades que Davi enfrentou eram parte do treinamento de Deus, ele estava sendo capacitado e forjado para cumprir o propósito do Senhor.

Semelhantemente, nós estamos sendo treinados por Deus, para que possamos cumprir a boa, perfeita e agradável vontade d’Ele. Então não desista das lutas, seja forte e corajoso, pois o Senhor está com você.

por Jônatas Kaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário