23 de dezembro de 2011

Confiança no Pai - por Jonatas Kaizer

Uma história. Em um pequeno vilarejo morava uma família de camponeses. A residência de dois andares era habitada pelo casal Johnson e seus três filhos. Certa vez os garotos resolveram se aventurar pela casa escura carregando uma tocha, mas por certo descuido a casa foi tomada pelas chamas. Todos correram para o lado fora, exceto o caçula da família, que ficou preso no segundo andar. Ele se dirigiu para a grande janela que havia na frente da casa. A fumaça o impedia de visualizar seus familiares, mas ele escutava os gritos de seu pai, “Pule meu filho, pois eu vou te agarrar”. Tomado pelo medo e a falta de visibilidade o garoto respondeu, “Pai, eu não o vejo, como posso pular?”. A resposta de seu pai foi crucial para encorajar o garoto, “Filho, você não consegue me ver, mas eu o vejo, confie em mim”.

Essa história nos conta a respeito da confiança. O relacionamento entre pai e filho é colocado à prova. A confiança que o filho tinha em seu pai foi determinante para sua decisão de pular ou não.

Da mesma forma é o nosso relacionamento com Deus, nosso Pai. Por várias vezes enfrentamos incêndios em nossas vidas, e corremos para a janela, a procura de socorro. Deus está do lado de fora gritando, “pode pular meu filho amado, eu vou te segurar!”, mas a nossa falta de confiança, nos faz hesitar e muitas vezes não pulamos.

A falta de confiança é algo terrível, pois não acreditamos em nosso próprio Pai, o relacionamento está enfraquecido. A causa desse enfraquecimento é a fumaça provocada pelo incêndio, já que ela nos impede de ver Deus. Tal impedimento pode tomar diversas formas, como uma demora em conseguir um emprego, namoro que não ocorre, projetos ministeriais que não se concretizam, e muitas outras situações.

Outra história. Certa noite, saí para uma caminhada ao redor de um lago artificial em Belmar. Do outro lado do lago havia um salão de festas chamado Barclay, que hospedava festas, convenções, recepções de casamento e assim por diante. Mais de cem pessoas faziam fila na porta da frente. Haviam todos acabado de chegar de um casamento na St. Rose Church, para a recepção que já havia começado. Podiam ouvir a música e as risadas, as pessoas bebendo e dançando. E a expressão no rosto deles! Estavam todos explodindo de ansiedade, seguros dos seus lugares reservados, mal podiam esperar para entrar*.

O Noivo, Jesus Cristo, nos chamou para entrar e festejarmos como Ele. Estamos certos de que nossos lugares estão reservados. Sendo assim não há ansiedade no mundo que nos impeça de participar dessa festividade. Temos apenas de percorrer o trajeto da igreja até o local da recepção!

A palavra de Deus está repleta de versículos que nos ensinam sobre confiar em Deus. Em romanos temos um dos versículos mais lindos da Bíblia, em minha opinião, “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” [Romanos 8:32]. O salmista também diz, “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará” [Salmos 37:5].

Confiar significa amar. Você confia apenas em pessoas que você ama. Sendo assim, confie em Deus plenamente.

por Jonatas Kaizer

*Evangelho Maltrapilho, Brennan Manning

Nenhum comentário:

Postar um comentário