19 de dezembro de 2011

Prato de lentilhas - por Jonatas Kaizer

O corpo humano é capaz de se adaptar a grandes variações no ambiente, seja de temperatura ou de umidade. Há indivíduos que habitam nas áreas mais remotas do planeta, nos pólos temos os esquimós, nos desertos temos os beduínos, e vários outros locais. Para que esses povos sobrevivam nesses ambientes a alimentação deles obedece ao princípio básico das três refeições diárias, [café da manhã, almoço e jantar] do contrário o corpo humano não seria capaz de resistir às situações extremas.

A falta de certos nutrientes ao corpo do ser humano podem causar várias disfunções, e persistindo a carência, a morte é certa. Os elementos básicos a nossa sobrevivência são encontrados nos alimentos, ou seja, a precariedade ou inexistência de uma alimentação básica levarão o indivíduo à fraqueza, disfunções, e por fim ao óbito. Para saciar sua necessidade por alimento o homem é capaz de realizar tudo, até mesmo vender seus princípios e valores.

A Bíblia nos conta em Gênesis, capitulo 25, a história de dois jovens, Jacó e Esaú. Dois irmãos de comportamentos distintos, sendo o Jacó pastor de ovelhas e o Esaú caçador. Após um dia árduo de caça, Esaú retorna a sua tenda ávido por uma refeição. Seu corpo clama por alimento, para que suas forças sejam renovadas. Ao ver seu irmão Jacó preparando uma sopa de lentilhas, ele lhe pede um pouco. Vendo a fragilidade de seu irmão, Jacó cede um prato de lentilhas em troca do direito de primogenitura, ou seja, a benção do sacerdotal que o pai concedia ao filho mais velho. Esaú, desesperado e fraco, aceita a oferta de seu irmão.

A falta de alimento gera no ser humano uma fraqueza mortal. Da mesma forma nosso espírito necessita se alimentar. Nosso pão diário é a palavra de Deus. O meditar na palavra deve ser diário, para que nosso espírito se fortaleça. A cada dia devemos nos alimentar das palavras que trazem vida eterna, “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida” [Joao 5:24]. Os elementos básicos para nosso espírito são encontrados na Bíblia, é nesse alimento que encontraremos força para sobreviver nas situações mais extremas da vida, sejam quando passarmos por desertos, atravessando mares, batalha contra inimigos, e muitas outras situações.

Semelhantemente, se não nos alimentarmos da palavra de Deus, estaremos fracos, e susceptíveis a desfalecermos. Estaremos fracos frente às investidas de Satanás, nossa resistência estará baixa, logo o trabalho do inimigo será facilitado. A fraqueza de espirito provoca em nós uma distorção de valores e princípios, podendo chegar ao ponto de trocar a benção do Senhor que é eterna por algo passageiro.

“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” [Salmo 199:105]. A palavra de Deus é o alimento que fortalece nosso espírito e corpo, e também a luz que nos direciona para o caminho da vida eterna.

Alimente-se dia após dia, para que seu corpo e espírito estejam fortes no Senhor.

por Jonatas Kaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário