14 de dezembro de 2011

114 Anos de Belos Horizontes - por Carol Leonel


No dia 14 de dezembro a Cidade de Belo Horizonte completou 114 anos. Cidade geograficamente privilegiada, Belo Horizonte é cercada pela Serra do Curral, marcada pela beleza de seu horizonte e pela singeleza arquitetônica. Cidade aconchegante principalmente por seu povo idílico e hospitaleiro que são marca para todos que por aqui passam. 

Belo Horizonte sofreu grandes mudanças ao longo da sua história. Durante a Década de 50 sofreu um crescimento populacional descomedido chegando a dobrar a sua população. Atrelado a esse crescimento vieram as transformações ambientais deixando BH com o perfil de uma metrópole. Inevitavelmente surgiram também os problemas sociais, as péssimas condições de habitação, contribuindo para a péssima condição de vida de grande dos seus habitantes.

A partir da década de 80 passou-se a enxergar a necessidade de uma maior valorização da cidade por seus habitantes. O Crescimento da Igreja do Senhor em nossa cidade tem contribuição importante nessa mudança. Desde esse tempo até hoje caminhamos muito para a melhoria da vida dos belo-horizontinos e também para a maior apreciação de nossa cidade. Não podemos negar, contudo, que muito ainda precisamos avançar. O interesse por conhecer e admirar a história de nosso povo é a vertente que precisamos romper a fim de tornar realidade nossas necessidades.

Precisamos aprender a amar nossa cidade, cuidar dela, exigir perante os governantes nossos interesses, reivindicar melhorias. É nosso dever construir uma sociedade cada vez mais parecida conosco e nada melhor do que na semana do aniversário de Belo Horizonte repensarmos o amor que temos por nossa cidade, por seu povo, sua história, e o que podemos fazer para vê-la melhor.


por Carol Leonel

Nenhum comentário:

Postar um comentário