13 de maio de 2011

Será acaso? - por Jonatas Kaizer


No decorrer de nossas vidas, várias situações ocorrem em que nos perguntamos, por que aconteceu isso? Logo comigo? Eu sou temente a Deus, por que eu? Pode ser um pneu de carro que furou no retorno do shopping ou da faculdade, pode ser um salto que quebrou (para as meninas é claro), pode ser um relacionamento que não deu certo ou até mesmo uma porta de emprego que parecia certa, mas acabou não se concretizando.

A Bíblia apresenta algumas situações semelhantes.

José foi um jovem que passou por uma situação parecida. Ele era um ótimo filho, um bom irmão e temente a Deus. Porém seus irmãos se revoltaram contra o comportamento e postura de José e o venderam ele para uma caravana que se dirigia ao Egito. Encontrou-se longe de sua família e escravo de um oficial, certamente um cenário assustador e frustrante. (Gênesis 39)

Após mais de 400 anos como escravos do Faraó, o povo Hebreu foi liberto do seu cativeiro. Saindo do Egito, eles poderiam escolher dois caminhos até a terra prometida, um mais curto passando pelo território filisteu ou passando pelo deserto, o caminho mais extenso. (Êxodo 13:17-19)

Essas duas passagens mostram que os indivíduos envolvidos estavam diante de situações pouco comuns, passando por adversidades e sem explicação alguma o cenário tornava-se pior a cada instante.

José foi encarcerado.

Povo transitava no deserto, onde pairava a falta de água e comida.

A tendência geral era se desesperar e pensar que tudo estaria perdido, que Deus havia se esquecido deles. Porém basta continuar a ler as histórias e veremos o poder e agir de Deus.

José passou alguns momentos no cárcere real, e exatamente nesse lugar ele conheceu o copeiro do Faraó. Esse copeiro se lembrou de José e o apresentou ao Faraó, que passava por dificuldades. Após ajudar o Rei nos problemas José foi elevado ao cargo de segundo mais importante no Egito. No entanto, ter riquezas e ser importante não foi o objetivo principal, ele foi usado para salvar sua família da fome que assolava a região.

O povo Hebreu passou pelo deserto, viu as maravilhas de Deus (coluna de Nuvem e Fogo, Mar Vermelho se abrindo, Maná, água da rocha). Entretanto, Deus evitou o caminho mais curto para que eles não guerreassem contra os filisteus, evitando assim mortes e pranto.

Algumas situações acontecem em nossas vidas, e não entendemos o motivo. Ao invés de perguntarmos o “por que” demos perguntar a Deus “para que”, “o que” Deus vai operar através dessas “adversidades”.

Ser temente a Deus não significa que não passaremos por lutas, significa que as lutas se transformarão em bênçãos para nós e para o próximo.

Jonatas Kaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário