18 de maio de 2011

Marcha contra exploração sexual de crianças - 18/05/2011


A Marcha contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizada por redes e organizações evangélicas, vai acontecer em 12 cidades brasileiras no próximo dia 18 (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes). A iniciativa faz parte da Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, liderada pela RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social), que chama a atenção para o risco de se intensificar o problema com a chegada da Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014.

A movimentação dos articuladores tem sido intensa, e envolve contatos e reuniões com órgãos do governo e outras ONG´s, diálogo com igrejas e movimentos evangélicos. Em Manaus (AM), a RENAS local conseguiu o apoio do Governo do Estado e espera levar para as ruas mais de mil pessoas. O evento foi incluído oficialmente na Semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes – uma programação do governo. “Agora que aproxima-se o dia da marcha, nossos corações estão ansiosos, queremos e oramos para que de tudo certo”, dizem Wilma Ribeiro e Magaly Araújo, coordenadoras do evento.

Outras cidades como Natal, Londrina e Belo Horizonte também vão realizar ou apoiar programações no dia 18. Das 12 cidades com programações planejadas (veja lista abaixo), nove serão cidades-sede da Copa do Mundo 2014.

Cidades onde acontecerão as Marchas contra a Exploração Sexual de Crianças:

- Manaus (AM)
- Fortaleza (CE)
- Recife (PE)
- Natal (RN)
- Salvador (BA)
- Cuiabá (MT)
- Belo Horizonte (MG)
- São Paulo (SP)
- Curitiba (PR)
- Juiz de Fora (MG)
- Lençóis Paulista (SP)
- Londrina (PR)

Para participar da marcha em sua cidade, acesse o site http://www.15segundos.net/ e faça seu cadastro. Após o dia 18 de maio, a segunda ação da Campanha contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo será o "Mutirão de Oração Pelas Crianças em Vulnerabilidade Social", de 3 a 4 de junho. Informações: www.maosdadas.org/mmo.

Em 2010, Belo Horizonte assumiu uma postura de combate ao turismo sexual. Uma das novidades foi a adesão do guia turístico da capital na campanha. No livro, dados sobre a campanha ganharam o espaço antes dedicado às propagandas de casas noturnas da cidade. Atualmente, o Serviço Especializado de Proteção à Família e à Pessoa, da Prefeitura de Belo Horizonte, atende 826 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Em 2008, o serviço recebeu 435 denúncias e, em 2009, 584. Segundo técnicos da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social o aumento da denúncia dos casos pode estar atrelado à maior visibilidade do Pair.

O Disque 100 registrou 131.287 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes desde sua criação, em 2003, até junho de 2009. A maior parte dos casos, 58,55%, se referem a abuso sexual, 39,78% estão relacionados à exploração sexual, 1,67% se referem à pornografia e 0,70% ao tráfico de crianças e adolescentes para fins sexuais. Das vítimas, 68% são meninas e 38% meninos.

Só no primeiro semestre de 2009 foram 17.009 denúncias em território nacional. De 2003 a 2008 o crescimento das denúncias foi de 625%, uma média de 94 denúncias por dia. O Estado de Minas Gerais registrou 8.133 denúncias a cada cem mil habitantes.

ORE PELAS CRIANÇAS DE BELO HORIZONTE !

ORE PELAS CRIANÇAS DO BRASIL !

Nenhum comentário:

Postar um comentário