2 de agosto de 2012

Cristãos em fuga

"Dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, o seu Deus. E disse: 'Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor'" (Jonas 2:1-2)

A missão de Jonas permitiu que ele fosse privilegiado com experiências únicas. Ele foi o primeiro homem a andar de submarino e a dormir numa cama de espuma, feita de cartilagem de peixe. 

Não acho que Jonas tenha ficado impressionado. 

Como ele se sentiu dentro do peixe? Desesperado, sem dúvida. Percebemos isso em sua oração.

Há algumas pessoas que acreditam que Jonas morreu e ressuscitou. Outros argumentam que Jonas sobreviveu mesmo três dias dentro do peixe e citam exemplos históricos. Se ele morreu ou não, não é isso que importa. A realidade é que Jonas pensou que tivesse morrido. Quando ele foi jogado ao mar, acreditava que fosse o fim de sua jornada. Ao menos, ele provavelmente pensou, não teria que ir para Nínive. 

Dentro do peixe, Jonas podia fazer somente uma coisa: orar. Então a maior fraqueza de Jonas se tornou o seu ponto forte. Ele não tinha mais força física. Não tinha mais como fugir de Deus. Tinha perdido tudo. No seu desespero, Jonas orou. Não havia força suficiente. "Das profundezas da morte", ele orou. Jonas clamou por socorro, e Deus escutou.

Jonas provou que você pode orar a qualquer hora, não importa onde esteja. Deus escuta! E Deus não riu da oração de Jonas.

Ele estava fugindo da presença de Deus. Mas Jonas descobriu que não se pode escapar da presença de Deus. "Para onde poderia eu escapar do teu Espírito", escreveu o salmista. "Para onde poderia fugir de tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer minha cama na sepultura, também lá estás" (Sl. 139:7-8). Você não pode ir mais fundo que Jonas, sacudindo violentamente no peixe enquanto este nadava pelo mar turbulento.

Não vale a pena fugir de Deus. Espero que você não esteja fugindo de Deus. Jesus não vai impedir a sua fuga, mas essa fuga será muito solitária. Será muito escura. Será muito perigosa. E você não escapará dele. 

Deus persistiu em trabalhar com Jonas em consideração a Nínive. Todavia há situações em que Deus deixa a pessoa fugir. Lembre-se do triste caso do jovem rico que veio a Jesus. Jesus lhe disse: "Vá, venda os seus bens, e dê o dinheiro aos pobres. Depois, venha e siga-me". O jovem rico não pôde fazer aquilo e foi embora. Nosso Senhor nunca foi atrás dele para tentar convencê-lo a mudar de opinião (Mateus 19:16-24).

Portanto, seja cuidadoso. O dinheiro ou o sucesso, o namoro ou a carreira, algo pode levar você para longe do chamado do Senhor. Você pode fugir. Ou você pode clamar a Deus. Se você chamar pelo Senhor, Ele estará lá.

"A medida da minha miséria quando me afasto de Deus é proporcional ao meu conhecimento de Deus, quando andava com ele" (Oswald Chambers)

Irmão André, fundador do ministério Portas Abertas

*Devocional publicado na revista Portas Abertas, Vol. 28 nº 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário