24 de abril de 2012

Jonas e a vontade de Deus - Carol Santana


"A  palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: 'Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença'

Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor. O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se. "Jonas 1:1-4

"Visto que o mar estava cada vez mais agitado, eles lhe perguntaram: 'O que devemos fazer com você, para que o mar se acalme?' Respondeu ele: ' Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês' " Jonas 1:11-12
 
"Então, pegaram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido, e este se aquietou. Ao verem isso, os homens adoraram ao Senhor com temor, oferecendo-lhe sacrifício e fazendo-lhe votos. Então o Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites." Jonas 1.15-17
 
Deus havia dado uma ordem bem clara para Jonas :  "Vá para Niníve" e Jonas simplesmente tomou o caminho oposto à direção de Deus. Quantas vezes nós não fazemos isso,né? Sabemos qual é a direção. Sabemos qual é a decisão certa, mas simplesmente desobedecemos e fazemos as coisas do nosso jeito.
 
Por causa da desobediência de Jonas, todos que estavam com ele no barco foram atingidos pela tempestade. Eles quase morreram.Nós nunca paramos para pensar que a consequência das nossas decisões afetam não somente a nós, mas a todos que estão ao redor.
 
Por causa da desobediência, Jonas foi lançado ao mar. E para piorar tudo, ele foi engolido por um peixe! Dá para acreditar? Como se a situação de Jonas não fosse ruim o suficiente!
 
Mas quando li esse trecho me lembrei da passagem de Romanos 8.28:
 
"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito"
 
Bacana,né? Paulo fala que Deus age em todas as coisas para nosso bem! Isso implica que Deus atua inclusive nas situações mais complicadas da vida para nos abençoar!
 
Se o peixe não tivesse engolido Jonas, provavelmente ele teria se afogado no mar. Você já parou para pensar nisso? 
 
Por isso, quando a tempestade chegar, e parecer que tudo está ficando pior, não se preocupe! Deus faz com que tudo coopere em seu favor!
 
"Eu não sei por quais caminhos Deus irá me guiar, mas eu conheço bem o meu guia" M. Lutero

por Carol Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário