26 de abril de 2012

A Bíblia dirige a nossa vida

A Bíblia é regra de fé e prática. A conduta do cristão está descrita nela e todas as perguntas encontram respostas nas Escrituras. A Bíblia é o único livro em que o autor acompanha o leitor o tempo todo. O Espírito Santo de Deus nos ordena a "aprender dele" e não apenas descansar ou correr para Ele em busca de socorro. A Bíblia nos exorta a sermos diligentes e persistentes ao estudá-la.

Tentaram destruí-la: perseguiram e mataram homens que a traduziram e espalharam. Hoje tentam banalizá-la, desacreditá-la, pervertê-la, distorcê-la, fragilizá-la, mas a Palavra de Deus é viva, continua intacta e acessível e segue poderosa e eficaz.

A Bíblia é um livro tinto de sangue, uma linha vermelha a acompanha de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse. Seu tema central e único é Jesus Cristo e a Sua obra para a remissão de todo aquele que Nele crê. 

Crentes preguiçosos manuseiam pouco suas páginas, afinal, para que ler mais do que é pedido na igreja, culto ou acampamento? Penso nos irmãos que sofrem pelo nome de Jesus Cristo e imagino o desejo que sentem de ter nas mãos um exemplar da Bíblia ou porções dela para lerem e sentirem mais de perto a presença de seu Autor.

Jesus promete alívio ao cansado e oprimido e diz em seguida: "Aprendei de mim!". No livro João 3.16, Max Lucado nos fala acerca desta parte do versículo para que o "grifemos com a caneta mais forte que temos". Concordo e assino embaixo! Aprenda quem é Jesus. Conheça-o. É impossível conhecer a Cristo com a Bíblia fechada e é impossível ler a Bíblia sem ver a Cristo e Seu caráter. Jesus é a vida que a Palavra viva de Deus possui!

A Bíblia também tem muitas orientações sobre saúde, geografia, história, astronomia, cultura, comportamento, sobre o futuro e tantos outros assuntos. O livro de Provérbios, por exemplo, oferece inúmeras instruções para todas as idades, orientando como agir em inúmeras situações. A Bíblia fala ao homem de maneira completa, pois foi inspirada pelo Espírito Santo inerrante e Soberano do Deus vivo.

O desafio é que você clame por sabedoria, leia a Escritura e experimente ser dirigido por ela!

Pr. Yon Morato - pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil no Ipiranga, mestre em Ciências da Religião e professor do Colégio Presbiteriano Mackenzie/SP

* Texto extraído do Fanzine Underground de Maio 2012

24 de abril de 2012

Jonas e a vontade de Deus - Carol Santana


"A  palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: 'Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença'

Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor. O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se. "Jonas 1:1-4

"Visto que o mar estava cada vez mais agitado, eles lhe perguntaram: 'O que devemos fazer com você, para que o mar se acalme?' Respondeu ele: ' Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês' " Jonas 1:11-12
 
"Então, pegaram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido, e este se aquietou. Ao verem isso, os homens adoraram ao Senhor com temor, oferecendo-lhe sacrifício e fazendo-lhe votos. Então o Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites." Jonas 1.15-17
 
Deus havia dado uma ordem bem clara para Jonas :  "Vá para Niníve" e Jonas simplesmente tomou o caminho oposto à direção de Deus. Quantas vezes nós não fazemos isso,né? Sabemos qual é a direção. Sabemos qual é a decisão certa, mas simplesmente desobedecemos e fazemos as coisas do nosso jeito.
 
Por causa da desobediência de Jonas, todos que estavam com ele no barco foram atingidos pela tempestade. Eles quase morreram.Nós nunca paramos para pensar que a consequência das nossas decisões afetam não somente a nós, mas a todos que estão ao redor.
 
Por causa da desobediência, Jonas foi lançado ao mar. E para piorar tudo, ele foi engolido por um peixe! Dá para acreditar? Como se a situação de Jonas não fosse ruim o suficiente!
 
Mas quando li esse trecho me lembrei da passagem de Romanos 8.28:
 
"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito"
 
Bacana,né? Paulo fala que Deus age em todas as coisas para nosso bem! Isso implica que Deus atua inclusive nas situações mais complicadas da vida para nos abençoar!
 
Se o peixe não tivesse engolido Jonas, provavelmente ele teria se afogado no mar. Você já parou para pensar nisso? 
 
Por isso, quando a tempestade chegar, e parecer que tudo está ficando pior, não se preocupe! Deus faz com que tudo coopere em seu favor!
 
"Eu não sei por quais caminhos Deus irá me guiar, mas eu conheço bem o meu guia" M. Lutero

por Carol Santana

19 de abril de 2012

Amizade profunda - Jônatas Kaizer


Amigos são aquelas pessoas que sempre estão presentes em nossa vida. Na infância temos os companheiros de brincadeiras, na adolescência os amigos de travessuras e na juventude os amigos que conhecemos na faculdade. Contudo, essa regra não é geral, existem amizades que surgem em nossas vidas sem a menor explicação, e encontramos um amigo mais chegado que um irmão, até o final da vida.
É engraçado quando vemos dois grandes amigos conversando entre si, pois existe um vocabulário próprio, modo de falar semelhante, expressões faciais únicas e assuntos que só existem entre eles. Um episódio chamado “Chris e Greg” do seriado “Todo mundo odeia o Chris”, expressa exatamente esse fato, já que mesmo sem a presença do amigo, as pessoas os cumprimentam por “oi Chris e Greg”. A amizade deles é tão profunda e verdadeira, que as pessoas ao redor não conseguem distinguir apenas o individuo, apenas os amigos “Chris e Greg”.
A caminhada cristã é semelhante, pois em várias fases desse percurso encontramos amigos e companheiros, sendo que alguns são passageiros e outros levaremos por todo caminho. Entretanto alguns de nossos melhores amigos podem desaparecer de nossas vidas por uma série de variáveis. Infelizmente a vida pode nos deixar órfãos de amigos, e esse é um momento triste, pois caminhar sozinho é terrível. Espere, uma voz baixinha começa a ecoar em nossos ouvidos, e ao olhar para o lado percebemos que ainda existe um amigo, Ele não nos deixou! Jesus Cristo sempre esteve conosco, ao nosso lado.
Decidimos então continuar a caminhada, mas não sozinhos, agora temos um grande amigo ao nosso lado. A caminhada é longa, o percurso é cheio de altos e baixos, momentos de alegria e tristeza, festa e luto, fartura e escassez, “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade” [Provérbios 17:17]. Entretanto Jesus está sempre ao nosso lado, não importando a situação.
Ao longo do caminho a amizade vai se fortalecendo, juntos passamos por inúmeras situações, e começamos a estabelecer assuntos próprios, a confiar, reconhecer expressões únicas e um modo de falar exclusivo. Logo somos reconhecidos por nossa amizade, somos “Chris e Greg”.
Algumas pessoas decidiram caminhar com Jesus, e adquiriram tal nível de amizade que seu modo de falar foi totalmente transformado, como Pedro, tentando disfarçar sua relação com Jesus, mas “Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia" [Mateus 26:73]. Temos ainda o grande apóstolo Paulo, foi um grande amigo de Cristo, pois ele ouvia a voz de seu amigo, e confiava n’Ele. Dessa forma a amizade se tornou tão profunda que “Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, de modo que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles. [Atos 19:11-12].
Deus nos chama para uma amizade íntima, pura e verdadeira, porém é preciso pensar bastante para ingressar nessa amizade, pois ela mudará por completo nossa vida! Se realmente levarmos a sério esse relacionamento, todas as áreas de nossa vida serão drasticamente mudadas. “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido” [João 15:15] .

por Jônatas Kaizer

17 de abril de 2012

Newsletter #3

Saiu a nova edição da Newsletter do Projeto Eu Amo BH e Oro!
Você pode conferir clicando aqui!

Que Deus nos abençoe!

12 de abril de 2012

Marcas - Marina Senra


Quando eu tinha três anos de idade, caí de uma escada e arrebentei minha boca no chão. As consequências desse pequeno desastre estão presentes na minha vida até hoje, com idas intermináveis ao dentista e incontáveis aparelhos nos meus pobres dentes. É uma marca que eu vou levar para o resto da minha vida: meu dentista já me deu um milhão de conselhos, que eu terei que lembrar para todo o sempre e sempre, amém.
                
As marcas deixadas por essa caída vão ficar em mim para sempre. Mas, a partir desse pequeno exemplo, é uma boa parar para pensar quais marcas nós vamos deixar para esse mundo. Do mesmo jeito que a escada-do-mau conseguiu deixar sua marca em mim, penso se conosco é tão diferente. Afinal, qual vai ser o sentido de tudo se nós passarmos por esse mundo sem deixar uma marca sequer, um legado, por menor que ele seja? Tenho ouvido falar muito sobre marcar a nossa geração, e admito que esse é um assunto que chega a incomodar, porque nos desafia a sair do nosso reino de conforto para dar a cara à tapa, fazer alguma coisa.
                
Todo jovem tem esse sonho de mudar o mundo, não tente negar. Descobrir a cura de alguma doença, dar um lar para os moradores de rua, defender os fracos e oprimidos... são coisas que passam na cabeça de qualquer pessoa que queira fazer alguma coisa diferente. Quando Jesus fala sobre sermos o sal e a luz desse mundo, creio que Ele queria falar isso. Temos que ser o sal que dá sabor à um alimento insípido, temos que brilhar uma luz para pessoas que só conhecem a escuridão. Mas, isso exige esforço, criatividade, sacrifício. Não são muitos os dispostos. Deixar uma marca em uma nossa geração é algo que vai deixar marcar em nós mesmos. Pode ser a marca do cansaço, a marca da tristeza quando não sabemos muito bem o que fazer. No entanto, creio que as marcas finais, as marcas que prevalecem, é a satisfação de dever cumprido, que consegue superar qualquer outra marca.
                
Jesus desceu da cruz com as marcas dos cravos nas mãos e nos pés. Foram marcas que doeram, mas que significam a salvação da humanidade. As marcas que vamos deixar nessa geração podem até doer, mas, com Jesus, elas podem gerar luz, que vai tirar as pessoas da escuridão, guiando-as para o reino onde Cristo é a luz eterna.

por Marina Senra

10 de abril de 2012

Não temas - Mayra Gomes


Nessa vida passamos por muitas coisas, vivemos momentos de alegria e felicidade. Mas a vida não é sempre um mar de rosas, nem todo dia é um dia feliz. Muitas vezes ficamos tristes, chateados, passamos por problemas complicados, situações completamente inesperadas e pensamos que ninguém pode resolver ou ajudar. Nos sentimos sozinhos, tentamos resolver tudo da nossa maneira, do no nosso jeito e às vezes não conseguimos, pois nem sempre é fácil.

Algumas coisas não se resolvem do dia pra noite, na maioria das vezes levam tempo, e nós nos desesperamos quando não conseguimos ver uma resposta de Deus, uma solução. A tristeza vem, e nós nos sentimos sozinhos. Mas eu posso afirmar que estas coisas, embora não possa parecer, são passageiras, e posso garantir que nessas tribulações não estamos sozinhos pois Jesus é conosco. Ele nunca falha, nunca nos abandona, não importa a situação. Ele é presente em todos os momentos da nossa vida.

Quando Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram jogados no fogo, Jesus era o 4º homem na fornalha, Jesus era o pão da nação de Israel. Ele é aquele que ressuscita, que acalma, que acolhe e que ama. Ele disse: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo". Não importa o tamanho da nossa tribulação, não importa o quão forte seja a tempestade, Jesus vem e nos faz andar sobre as águas. Espera no Senhor e confia, pois Ele vem e faz o milagre.

“Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador;”  (Isaías 43:1-3)

por Mayra Gomes

5 de abril de 2012

Subindo a montanha - Jônatas Kaizer


O alpinismo é a prática de subir montanhas, através de caminhadas ou escaladas. É considerado um esporte de aventura, sendo assim envolve muitos riscos. O nome desse esporte se refere ao local onde tudo começou, os Alpes na Europa. Antes começar a subida, o alpinista necessita de vários utensílios, como: Bússola, Mapa, Roupas apropriadas, e muito mais! Uma expedição dura normalmente entre 2 a 3 meses, e cada local tem sua melhor época para ser escalado. Após muito estudar o trajeto, se preparar, ele começa a subir.

A primeira etapa consiste em montar o acampamento na base da montanha, onde os equipamentos necessários são instalados, temos o chamado “lar” para os aventureiros. São gastos vários dias para organizar tudo.

Chegou a hora da ação, vamos subir!

O alpinista sobe aos poucos, cada ele vence alguns metros. Não é recomendável avançar muito em um mesmo dia, nem mesmo dormir no ponto mais alto que se alcançou no dia, pois o ar rarefeito pode causar sérios problemas à saúde dos esportistas. Normalmente são montados 3 ou 4 bases até o topo da montanha, ou seja, o avanço é lento, mas constante.

A conquista do topo é um momento único, de extrema felicidade. Não importa se outros alpinistas já venceram a montanha ou se ele próprio já efetuou essa façanha, a conquista é surreal.

O alpinismo é um esporte sensacional, capaz de produzir sensações das mais variadas em seus praticantes, são pessoas de muita coragem. Entretanto me admira mais a perseverança dessas pessoas. Elas planejam a subida durante muito tempo, organizam suas vidas para o desafio, despendem tempo e recursos. A caminhada é árdua e lenta, mas eles não desanimam! Temos de ressaltar a condições climáticas, que são adversas e muito variáveis, ou seja, pode-se mudar o tempo drasticamente em questão de horas. A própria montanha também não ajuda, pois o trajeto é repleto de irregularidades e descontinuidades.

Esse cenário me parece familiar. Espere, essa é minha história, minha vida sendo contada através de um relato de viagem! Percebo que minha vida é uma escalada. Estou subindo para conquistar o topo, logo estou susceptível aos mesmos eventos que um alpinista. As condições podem não ser as mais favoráveis no momento, muitas dificuldades podem ser causadas pelo tempo.  A montanha da vida também pode complicar nossa aventura, muitas falhas no terreno, alguns tombos e até alguns deslizes, mas tudo faz parte da escalada. Sabíamos desses perigos e imprevistos quando começamos a planejar a subida.

Como é difícil esse esporte, não é mesmo?! Mas como verdadeiros alpinistas, não desistimos, avançamos sempre! Podem ser alguns metros, ou até mesmo alguns centímetros, mas o importante é sempre avançar, nunca retroceder. Temos também nossos utensílios indispensáveis, que nos ajudaram nessa escalada, e sempre que as neblinas nos tirar a visão têm-se a “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” [Salmos 119:105]. A palavra de Deus nos ensina a confiar no Senhor e prosseguir, perseverança, “Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto” [Jeremias 17:7-8].

A montanha pode ser alta, escura e tenebrosa, “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” [Romanos 8:37] .Ele já desceu ao mais profundo abismo, mas hoje está no mais alto dos céus, a destra de Deus, intercedendo por nós!


por Jônatas Kaizer

3 de abril de 2012

Newsletter #2

O Projeto Eu Amo BH e Oro agora está com uma nova newsletter. Com um formato diferente e com mais conteúdo, a publicação tem o objetivo de informar mais sobre a cidade, sobre a agenda, além de contar com entrevistas e dicas de livros e filmes!
Para conferir a newsletter desse mês, clique aqui para conferir!

Boa leitura e que Deus nos abençoe!