1 de junho de 2011

Murmuração - por Jonatas Kaizer


A prática de reclamar ou praguejar é também conhecido como murmuração ou murmúrio. O dicionário retrata a murmuração como “Dizer em voz baixa, segredar, Produzir murmúrio ou sussurro”. Queixar-se em voz baixa. Falar mal de alguém ou de alguma coisa. Ela é mais comum em situações de chateação, frustração, decepções, nervosismo, indignação e várias outras ocorrências. Entretanto essa prática comum é altamente prejudicial ao ser humano, já que ao murmurarmos estamos dizendo que alguma coisa está nos desagradando, há algo de errado.

O nosso manual de sobrevivência, a Bíblia, nos mostra que muitas pessoas também murmuraram, e qual foi o resultado dessa prática? A situação em que se encontrava não se alterou, ou na maioria das vezes piorou e muito! O Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) está repleto de pessoas murmuradoras, inclusive o Povo de Deus. Foi por causa dessa prática que muitos indivíduos que saíram do Egito não entraram na Terra Prometida, já que durante a travessia do deserto eles reclamaram da falta de água, carne (Estavam com saudades das cebolas e alhos do Egito), morte de amigos (Os quais se revoltaram contra Deus e seus líderes), e outros motivos.

Qual será o grande problema de Murmurar? Será que reclamar de algumas situações adversas é tão grave?

Quando se reclama de algo, sua intenção é dizer que há alguma coisa de errado, que te desagrada, então sua atitude será de reclamar com alguém ou realizar algo para que as coisas melhorem. Vamos aplicar essa lógica ao cenário bíblico. O povo estava peregrinando pelo deserto sem muita água e sem carne. Muitos dias de caminhadas pesadas, areia para todo lado e nenhuma perspectiva de mudança. Certamente a situação estava muito desagradável e logo eles começaram a murmurar. Mas contra quem eles estavam reclamando? Contra aquele que os libertou, Deus! Ou seja, eles estavam dizendo que Deus não sabia o que estava fazendo ou que Ele os havia abandonado.

Os Israelitas se esqueceram de que foi Deus que os livrou do cativeiro, que foi Ele que abriu o Mar Vermelho para eles atravessarem, e tantos outros milagres. A murmuração nos cega das maravilhas que Deus realizou anteriormente, ela traz a perspectiva para o “Aqui e Agora”, o que passou não importa mais.

O grande problema da murmuração é que a praticamos contra Deus, já que Ele é o regente de todo o universo, e quando murmuramos, dizemos que Deus se enganou ou que Ele fez algo de errado! Algo bem difícil não?! Afinal são mais de 2.000 anos e tudo está em perfeita ordem no universo.

Paulo discorre com maestria sobre esse tema quando diz: “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?” (Romanos 9:20).

por Jonatas Kaizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário